Porto: Na nova loja Mesh há joias ao alcance de todos

A marca portuguesa de joalharia Mesh abriu uma loja no Largo de São Domingos, com mais espaço para expor as suas peças de aspeto delicado e minimalista, em prata reciclada.

A Mesh nasceu quase por brincadeira, em 2015, pela mão do casal Mafalda Vidal Pinheiro e Tiago Barbosa, recorda ele, que vem de uma família ligada à ourivesaria. É em Gondomar que são produzidos os colares, pulseiras, brincos e anéis de prata reciclada desta marca de joalharia, nos tons prateado, dourado ou rosa. O banho de cor é ao gosto do cliente, pois há margem para a personalização, nesse e noutros aspetos.

As joias, delicadas e minimalistas, podem ter pedras coloridas, pérolas de diferentes formatos, motivos étnicos, cruzes, moedas, mandalas, budas, flores, folhas. Começaram por ser vendidas em mercados, mas hoje sobressaem, ordenadas por estilos e cores, em vitrinas e gavetas de duas lojas no Porto. A primeira arrancou em fevereiro de 2017, na Rua de Ramalho Ortigão, perto da Avenida dos Aliados, e a segunda abriu em outubro passado, no Largo de São Domingos.

O novo espaço permite ter mais artigos em exposição e ainda acolhe os escritórios da marca. O objetivo é ter uma rede de lojas próprias, abrir mais espaços noutras cidades, num movimento de norte para sul, adianta Tiago, lembrando que o nome Mesh foi escolhido porque, além de designar um tipo de malha de ourivesaria, é dito da mesma maneira em diferentes línguas.

A loja do Largo de São Domingos está numa zona bastante turística, e as joias têm um certo cariz universal, por isso não admira que muitos clientes sejam de outros países. Claro que os artigos da Mesh também passeiam por aí em pulsos, mãos, orelhas e pescoços portugueses, até porque democratizar a joalharia nacional é uma missão assumida pela dupla desde o início.

As joias custam, na maioria, entre 15 e 30 euros, e estão à venda num cenário limpo de ruído, com um ambiente cuidado, mas convidativo, feito de tons claros e plantas, sem o peso que habitualmente se atribui a uma ourivesaria tradicional. Por alguma razão atrai gente de todas as idades, incluindo adolescentes. E a cada semana surgem novidades, renovando os motivos para entrar.

Banhos e consertos

No momento da compra, o cliente da Mesh recebe conselhos para uma boa manutenção das joias, mas a marca também lhes dá novos banhos de cor, se necessário, e efetua consertos.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

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