O ateliê do Porto onde as joias são criadas ao vivo

Depois de lançar a própria marca de joalharia no Brasil, Diogo Dalloz voltou a Portugal para abrir a primeira loja no Porto, um espaço que funciona também como atelier. Veja mais na galeria.

 

«Não quero que a pessoa apenas compre uma joia, mas que tenha uma experiência», admite Diogo Dalloz, o designer e artesão que confeciona todas as peças expostas na Dalloz | Romiti, a nova loja das Galerias Lumière. É ele quem se vê para lá das paredes envidraçadas, debruçado sobre a bancada de trabalho, a fazer os últimos acabamentos de anéis, brincos, pulseiras e afins.

As linhas curvas e as pedras coloridas, de design tipicamente carioca, denunciam as origens de Diogo. É natural do Rio de Janeiro, onde estudou escultura, mas foi em Portugal que encontrou a paixão pela joalharia e onde aprendeu as técnicas que hoje utiliza para trabalhar o ouro, a prata e as gemas.

As jóias que cria são personalizáveis até depois da compra. «O conceito (in)complete é comum a todas as coleções», admite o designer, o que permite a cada peça ter várias alternativas de utilização. A coleção Balanço, por exemplo, dá a oportunidade de mudar as pedras, até 40 variedades – cada joia vem já com duas cores incluídas, para o cliente alternar a gosto. Nos expositores, às peças desenhadas por Diogo juntam-se as da marca Ni Romiti, com a qual já tinha uma parceria no Brasil. Também ganham forma nas mãos do artesão, mas o design, de traços e lapidações mais clássicas, é da autoria de Théa Romiti, que há mais de 40 anos se dedica à joalharia.

Para além da possibilidade de alterar as joias depois da compra, os mais curiosos pelo artifício têm ainda a oportunidade de meter mãos à obra e participar na criação das peças. «É só marcar um dia comigo, depois sentam-se ao meu lado e ajudam no acabamento, podem até personalizar a peça e torná-la ainda mais pessoal», explica Diogo. Uma experiência que pode também valer ouro.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua José Falcão, 151 (Baixa)
Horário
Das 11h00 às 20h00. Encerra ao domingo.
Custo
() Peças a partir de 20 euros


GPS
Latitude : 41.149370781778366
Longitude : -8.614290284655794

 

Leia também:

Quatro boas lojas do Porto para comprar queijo
Electricista Picheleiro: A loja do Porto com muitas memórias
A loja do Porto que promove criações portuguesas

 



Ler mais







Send this to friend