As artes de Lisboa: em cada esquina há uma oficina

A Rede de Artes e Ofícios, projeto que envolve mais de cem artesãos de Lisboa, pretende preservar a identidade e memória da cidade, mas também dar visibilidade a estas artes em rápido desaparecimento.

O projeto não caiu propriamente do céu. A Artéria, o gabinete de arquitetura donde ele saiu, já tinha proposto há quatro anos uma nova forma de observar a cidade através da Rede de Carpintarias. As trinta oficinas escolhidas nessa altura, espalhadas pelo centro de Lisboa, pretendiam ser, em primeiro lugar, uma ferramenta para a classe de arquitetos, mas representavam também uma espécie de resistência aos primeiros sinais de gentrificação e ao PDM que por lei afastam as pequenas oficinas do centro da cidade, pelo barulho e pela sujidade que potencialmente criam.

Em outubro passado, nasceu o segundo filho da Artéria, a Rede de Artes e Ofícios. Para a dupla Ana Jara e Lucinda Correia, mentoras do projeto, é a consequência do primeiro «rebento», na medida em que se tratou de aplicar a mesma lógica de mapeamento a atividades com características próximas às carpintarias: espaços orientados para a conservação, reparação e restauro do património, assim como para a reabilitação e regeneração urbana de Lisboa, todos eles abertos aos público.

Lado-a-lado temos agora exemplos de oficinas de artes gráficas, joalheria, vidro, relojoaria, cerâmica e têxtil, uma diversidade que não olha a idades: há gente jovem, mas também artífices com mais experiência, como é o exemplo da Casa Achilles, uma empresa de moldes que completa mais de um século de existência.

Por certo que continua a ser feito e dirigido para a classe de arquitetos, mas trata-se, desta feita, de uma rede que permite tocar a vida de um conjunto mais vasto de lisboetas e, porque não?, de quem chega para visitar a cidade. É, na verdade, e sob esse ponto de vista, uma forma muito recomendável de o fazer, e talvez num momento em aparentemente se tenta reduzir o centro de Lisboa a uma fachada e a replicar ideias e negócios, embarcar nesta viagem representa a razão que nos leva a todos a partir à aventura. A possibilidade de encontrar e descobrir todo um mundo novo e irrepetível, seja ele numa cidade, num bairro ou, como neste caso, numa simples esquina de rua.

Web: redearteseoficios.pt

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Porto recebe jantar com quatro chefs emergentes
Onde comer bom leitão assado em Lisboa e no Porto
8 restaurantes para comer à grande e à alentejana em Lisboa

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend