Neste espaço qualquer prato pode ser servido como tapa

Este restaurante no centro da cidade oferece um conceito de petiscos com base na cozinha portuguesa – com porto de escala nos tesouros açorianos.

Abriu há coisa de dez meses, numa das perpendiculares que leva ao centro de São João da Madeira, e rapidamente se tornou paragem obrigatória para quem gosta de apreciar «bons pratos e sem pressas», como faz questão de promover a proprietária.

Fascinada pela indústria que mexe na cidade e com vontade de arriscar, Lurdes Pinho pensou abrir algo ligado ao tema e, daí até meter mãos à obra foi um passo. O ambiente decorou-se com as cadeiras antigas de uma fábrica de calçado, a iluminação inspirou-se nas linhas de produção, enquanto os marcadores das mesas remetem para as placas que, em ambiente fabril, se penduram nas máquinas das gaspeadeiras. Também não faltam os chapéus, as banheiras em miniatura em homenagem à Fundição e os lápis da Viarco com que a anfitriã criou um original mapa do concelho que se exibe à entrada.

O namorado, Ruben Arruda, é açoriano e um apaixonado por cozinha, incluindo notas da herança insular numa ementa baseada sobretudo em petiscos. A cozinha é aberta e está à vista do cliente, que é livre «para participar no próprio prato». A ementa nunca é igual, mas há sugestões que se repetem, como «o camarão ao alho, a amêijoa, os calamares», sendo que «qualquer prato pode ser servido como tapa», com folhados de recheios vários – o de bacalhau está entre os recomendado, mas há ainda de carne, chouriço, de alheira – prontos a apurarem o paladar e que vão à mesa também durante a tarde. De segunda a sexta, há prato do dia ao almoço desde 5 euros, o que atrai trabalhadores da zona e não só.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua do Dourado, 252, São João da Madeira
Telefone
913244968
Horário
Das 12h00 às 23h00; sexta e sábado até às 01h00. Encerra ao domingo.
Custo
(€€) Preço médio: 24 euros.


GPS
Latitude : 40.89824979999999
Longitude : -8.492384399999992

 

Leia também:

Tripa de Aveiro chega a São João da Madeira
Um restaurante palacete em São João da Madeira
São João da Madeira: waffles de dia, petiscos à noite