Porto: esta casa de alheiras quer conquistar os vegetarianos

Hambúrguer de alheira em bolo do caco de beterraba. Fotografia: DR
A Tabafeira tem carta nova, assente, como de costume, na alheira de Mirandela, mas com reforço dos pratos vegetarianos. Como o hambúrguer, a lasanha ou o risoto.

O chef André Azevedo teve várias ideias para a carta de verão da Tabafeira, mas a que vingou dá resposta a um velho anseio: atrair o público vegetariano a esta casa dedicada à alheira de Mirandela. Os pratos de alheira vegetariana, feita com pão, espargos e cogumelos, e da mesma proveniência que a tradicional, já existiam em menus anteriores, mas desta vez assumem o protagonismo – e têm sido bem acolhidos, inclusive por quem consome produtos de origem animal.

Na carta, estreada há cerca de um mês, há novidades como a lasanha de alheira vegetariana com molho pesto ou o risoto de alheira vegetariana com maçã verde e hortelã, e vários pratos que podem ser confecionados com alheira tradicional ou vegetariana. É o caso do hambúrguer de alheira em bolo do caco de beterraba, acabado de chegar, no seu tom rosa, mesmo a pedir para ser fotografado.

Risoto de alheira vegetariana.
Fotografia: DR

Mantêm-se alguns clássicos com alheira tradicional que os clientes não deixam tirar, como a francesinha de alheira ou o scottish de alheira (inspirado nos scottish eggs); e regressam propostas de menus anteriores, como a salada de alheira ou, nas entradas, o folar de alheira.

Os fiéis à alheira tradicional continuam a ter motivos para ir ali, e quem dispensa produtos de origem animal também se sente incluído nesta nova etapa da Tabafeira, que encerrou o restaurante junto ao Hospital de São João para se concentrar na casa-mãe, nas imediações do Jardim de São Lázaro.

Foi aí que André Azevedo e a mulher, Clara Teixeira, começaram o projeto, e é aí que continuam a cultivar a proximidade com os clientes, que encontram também opções mais rápidas e económicas ao almoço, de segunda a sexta. É a Tabafeira Bistrô, que dá a escolher entre um prato de carne, outro de peixe, uma salada e uma sugestão do chef – com alheira, claro.

Esplanada

O pátio das traseiras foi renovado e equipado com mais mesas, a pensar nos dias quentes. É uma opção para acolher jantares de grupo – além de que há menus de grupo desenhados à medida.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Há uma nova francesinha de alheira no Porto
Maria Laura: um cantinho de Trás-os-Montes no Porto
9 sítios com bons salgados para petiscar no Porto

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend