Maria Laura: um cantinho de Trás-os-Montes no Porto

Fumeiro, azeite, mel e artesanato da região transmontana compõem a oferta da loja Maria Laura, que acaba de abrir na Baixa. Ao sábado, há degustações: basta seguir o cheiro a alheira de Mirandela na grelha.

Fumeiro tradicional, doces, vinhos, azeite, mel e artesanato. Eis o que se encontra na Maria Laura, a loja de produtos transmontanos que Nélia Gomes e Bruno Ferreira abriram, no mês passado, na Rua do Almada. Maria Laura, a mãe de Nélia, é quem produz o fumeiro, de forma artesanal, em Mirandela – daí o nome da marca, que já tinha um espaço lá.

Nesta nova casa no Porto, além de doces e fumeiro de produção própria (alheira tradicional e chouriça doce de Mirandela, chouriça azeda, salpicão, butelo…), há outras propostas de pequenos produtores da região, selecionadas pelo casal. Exemplos? A pasta de azeitona e a azeitona com amêndoa da marca Gralho, sendo a amêndoa colocada, uma a uma, dentro da azeitona; o chá e os condimentos biológicos da Divine Herb; os produtos à base de figo e de chocolate da Bago e Mel; os vinhos e queijos da Quinta da Terrincha; ou o azeite em lata Cartola, um projeto lançado, recentemente, por dois enfermeiros.

Azeite em lata da nova marca Cartola, à venda na Maria Laura – Almada.
Fotografia: Rui Oliveira/GI

«Tua Alma(da) Transmontana» é o slogan da loja, que vende ainda limões, nozes e produtos a granel, como feijão catarino, miolo de amêndoa ou miolo de noz, e também dá a provar sabores transmontanos. Ao sábado, há degustações durante todo o dia – da alheira tradicional de Mirandela, grelhada ali, à vista do cliente, aos queijos. Basta entrar e picar dos pratos distribuídos pelo pequeno balcão, com três lugares sentados.

«Quando pomos a alheira a grelhar, as pessoas entram pelo cheiro», conta Nélia, que é gestora de profissão, e vem de uma família ligada à produção e venda de fumeiro há mais de 20 anos.

A oferta abrange ainda algum artesanato, das navalhas de Palaçoulo (Miranda do Douro) às máscaras de lata dos caretos de Podence (Macedo de Cavaleiros). Também se vende piões, galheteiros, tábuas de madeira e colheres de pau, e mais adiante haverá samarras.

Os únicos artigos que não provêm de Trás-os-Montes são o calçado, as boinas e os chapéus da marca portuguesa Ary Horse. Mas ficam mesmo bem neste espaço de decoração cuidada, dominado por madeiras claras, com alheiras e presuntos com osso pendurados atrás do balcão.

Copo para recordação

A Maria Laura vende vinho a copo. A bebida é oferecida, mas para a saborear há que adquirir um copo de barro com o nome da loja. Custa 3 euros e fica para o cliente, como recordação.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

O chapéu ideal está nesta nova loja do Porto
Porto: abriu uma loja onde tudo se transforma
Porto: Abriu uma loja com marcas nórdicas em Cedofeita

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend