Os novos pratos do Salpoente são uma homenagem a Aveiro

Das ostras da Ria de Aveiro à carne marinhoa, passando pelos ovos-moles e pela bolacha americana, a nova carta do Salpoente é uma homenagem à região. Veja mais na galeria.

A carta anterior do Salpoente já focava os sabores da ria de Aveiro e dos seus arredores de montanha, como o leitão ou a carne marinhoa, e a aposta continua nesta estação e mais visível no menu de degustação. Chama-se precisamente «À descoberta de produtos da região», combinando mar, ria e terra.

O chef Duarte Eira dá as boas-vindas com ceviche de carapau com uma massa tenra feita com algas. Segue-se o carpaccio de marinhoa, acompanhado por uma espuma de queijo da ilha e um vinagre Moura Alves (do enólogo homónimo, da Bairrada), com dez graus de acidez, que estagia em barricas de carvalho durante dez anos.

E, depois, as ostras da ria, com salada de maçã verde e pepino, gel de limão e molho de caril e coco. O prato principal é nispo de marinhoa com gnocchi de batata trufada, boletos, alho negro e um jus de carne, e a sobremesa junta ovos-moles, bolacha americana (que começou em Ílhavo) e frutos do bosque.

O bacalhau, sendo a especialidade do restaurante, tem direito a menu de degustação próprio (um de três disponíveis), intitulado «À descoberta do fiel amigo». Conserva de ovas de bacalhau ou sames de bacalhau e grão provam que é uma aventura sempre renovada.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

5 bares para uma noite com sabor a sal em Aveiro
Aveiro: encher a despensa com produtos biológicos
Roteiro para uma escapadinha de 3 dias em Aveiro




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend