5 bares para uma noite com sabor a sal em Aveiro

5 bares para uma noite com sabor a sal em Aveiro

Música ao vivo, pistas de dança, conversas de copo na mão na rua ou numa esplanada no mercado. Entre clássicos e novidades, esta é uma noite bem condimentada.

A noite de Aveiro não seria a mesma sem a discoteca Sal, com menos de dois anos e, antes dela, a Estação da Luz, já trintona, que funciona no verão e no Natal, fora do núcleo urbano, em Quintãs. Mais há vida para além das discotecas. Esta é também uma noite de bares e muita rua, em especial na zona da Praça do Peixe. Alguns dos espaços têm décadas, um deles, o Piano Bar, acaba de reinventar, pondo fim a anos de fama duvidosa. Tem um piano no chão, mesmo debaixo dos nossos pés, mas uma agenda que vai para lá dos concertos, com exposições, dança do ventre ou homens estátua!

RUA. A Praça do Peixe é o grande centro da noite de Aveiro, e o bar Galeão o centro da noite. O que mais sai são os shots e a cerveja. Nelson Pires, responsável pela casa há 30 anos, pede apenas um euro pelo fino (o mais barato ali) e só encerra domingo e segunda, «para descanso dos clientes», graceja. É um ponto de encontro e de partida para outros bares ou para a discoteca. Embora uma de várias notas escritas na parede assegure: «O Galeão é o melhor bar de sempre!».

CULTURA. Uma pequena luz vermelha assinala a entrada do Piano Bar, que reabriu, em junho, com nova imagem, pela mão de dez amigos. Um deles é Pedro Silva, que se recorda daquele espaço como um bar de alterne. Do passado restam o nome e o piano, encaixado no chão, sob os nossos pés, que o bar é pequeno e ainda acolhe concertos e diversas atividades culturais. Bebe-se cerveja, vinhos e cocktails, sobretudo na rua. Diz-se não às palhinhas e aos copos de plástico e sim aos animais.

DISCOTECA. A Estação da Luz, uma discoteca com mais de trinta anos, fora do núcleo urbano, em Quintãs, que agora só funciona no verão e no Natal, marcou gerações. Disso não duvida Américo Pessoa, que nos últimos dois anos abriu outros espaços num edifício do centro da cidade com vista para a ria e as salinas: a discoteca Sal; o Salgado Café Teatro (bar de música do mundo com atuações ao vivo, a puxar mais pelo jazz); e o restaurante Forneria 1870. Há todo um caminho que se pode fazer sem sair dali, começando pelo jantar, prosseguindo com um concerto no Salgado e terminando na pista de dança ou na zona mais reservada da Sal.

MERCADO. Sala, esplanada e um mezanino com vista para bancas de fruta e vegetais compõem o Maria Lounge Bar & Trendy Food, no Mercado Manuel Firmino. A escolha musical tende para a tranquilidade, sendo que ao fim de semana há DJ que podem passar música dos anos 1980 ou eletrónica. Serve-se gins, cervejas, cocktails, vinhos e mais. Havendo apetite, ou se os planos exigirem alguma energia, sugere-se snacks como batata frita ou boru, crocantes de arroz de sushi e vegetais com molho sésamo e tougarashi. Tempero assegurado.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Os melhores sítios para sair à noite em Aveiro
Das salinas aos flamingos: 4 segredos em Aveiro
Aveiro: encher a despensa com produtos biológicos




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend