Muu Steakhouse: carne para descontrair no Porto

Carnes grelhadas com aposta em maturações e cortes, vinhos do Douro, entradas criativas e muita descontração são os ingredientes do Muu Steakhouse, o novo restaurante para jantar na baixa do Porto.

Foi mesmo ao lado do seu primeiro restaurante – a casa de petiscos Tascö – que Miguel Rizzo e Telmo Melo abriram o Muu, espaço dedicado à carne bovina que se quer destacar pelo serviço atento e pouco formal, pelo conforto e pelos pratos feitos de bons produtos e muita técnica.

«Somos apaixonados por isto», confessa Rizzo, que passou muito tempo a desenhar o restaurante para ficar como queria: «Pequeno e acolhedor», diz. A configuração do espaço proporcionou esse caminho. Trata-se de um corredor comprido, com largura suficiente para instalar uma garrafeira climatizada, com espaço para 900 garrafas, 30 lugares sentados e um balcão ao fundo que divide a sala e a cozinha. A decoração é feita com telas de BD nas paredes, da autoria de Rui Sousa, que funcionam como «catalisadores de descontração».

Atrás do balcão estão os dois chefs que Rizzo foi buscar a restaurantes especializados em carne. João Ribeiro (Terminal) e Gabriel Gil (Tenra e Reitoria) são as «duas cabeças a pensar» numa cozinha onde só há lugar para «competição saudável», até porque o objetivo é conceber «os melhores pratos possíveis», assumem ambos os chefs.

A carta, elaborada a quatro mãos, não é extensa. Para as entradas, tentou diversificar-se, pois «sendo os pratos principais de carne, tivemos mais liberdade para criar as entradas», explica o chef João Ribeiro. A única entrada à base de carne é o scotch egg (ovo envolvido numa mistura de carnes picadas), aqui servido com puré de chalota, couves de Bruxelas e jus de carne. De resto, as entradas são maioritariamente à base de vegetais e queijos, havendo também uma de bacalhau: bacalhau no país das maravilhas (lombo de bacalhau confecionado a baixa temperatura, com puré de favas, lentilhas com chouriço, puré de pimentos assados e coentros).
Depois, é só escolher o pedaço de carne na brasa, servem de exemplo o rib eye com maturação de 60 dias, e o costeletão ou vazia com maturação de 30. Também há carnes não maturadas, entre estas a da raça black angus.

Os chefs não se esqueceram de quem não come carne. Por isso, sugerem bife de atum e um prato vegano, La Galantine, uma mistura de vários legumes e tofu. O Muu só abre ao jantar para conseguir manter uma equipa pequena e empenhada, próxima do cliente. Como explica Rizzo: «Queremos romper com algumas regras, ir contra o lado robótico a que se assiste na restauração. Aqui a formalidade é zero, senão não nos divertíamos».

A carta de vinhos é composta essencialmente por vinhos do Douro: do mais corrente ao Barca Velha. Nas bebidas brancas, destaque-se os whiskies, com 14 referências, incluindo o japonês Yamazaki, um dos melhores do mundo.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua do Almada, 149, (Baixa), Porto
Telefone
914784032
Horário
Das 19h00 às 00h00. Encerra à terça.
Custo
() Preço médio de 40 euros.


GPS
Latitude : 41.14759552837061
Longitude : -8.612200805522548

 

Leia também:

Porto: 8 sugestões para aproveitar o fim de semana
5 asiáticos (sem sushi) para descobrir no Porto
Brigadeiros: os mais saborosos em Lisboa e Porto