Nova padaria de Cedofeita tem pão fresco ao fim da tarde

A Masseira é a nova padaria artesanal de Cedofeita, onde o pão é feito com farinhas biológicas, massa mãe e um prolongado tempo de fermentação.

A Masseira abre as portas às 17h30 mas o trabalho começa muitas horas antes para o casal Benedita Saavedra e Adriano Sequeira, que abriu esta padaria artesanal na rua Diogo Brandão, uma discreta perpendicular à rua de Miguel Bombarda, no início de outubro. Conheceram-se a vender pão e este é o primeiro espaço que abrem juntos, no Porto.

A rotina dos padeiros da Masseira começa muito antes do cheiro morno sair pela porta da nova padaria. É preciso misturar as farinhas biológicas com água e a massa-mãe (ali não entra outro fermento), deixar a massa fermentar, no mínimo durante seis horas, colocar o pão no forno e deixá-lo cozer – e só aí começa a cheirar a pão à porta. É assim cinco dias por semana, de terça a sexta, Benedita já faz pão artesanal desde 2010, tendo começado por fornecer um restaurante da rua do Breiner até chegar aos mercados da cidade, como o Berdinho e o Porto Belo. Foi, aliás, neste mercado que acontece aos sábados na praça de Carlos Alberto que conheceu Adriano, em 2015, que também fazia pão.«Juntámos os conhecimentos», conta Benedita.

(Fotografia: Pedro Granadeiro/GI )As receitas foram aperfeiçoadas e agora saem do forno pães de batata-doce, de mistura, centeio, trigo einkorn e sem glúten – feito com farinhas de arroz, trigo sarraceno, mandioca e milho -, e de trigo e azeitonas DOP do Douro. A oferta vai mudar e ser acrescentada. «A ideia é termos pães sazonais», faz saber Benedita. Neste outono, há-de chegar um pão de sultanas com canela, um de centeio com sementes e outro de alfarroba e alcaravia.

E, em breve, vai haver também o tradicional pão de trigo porque os clientes estão a pedir, depois de vários anos em que deixou de ser tão procurado. «As pessoas estão muito sedentas de um pão mais genuíno. Apesar de termos uma grande tradição de pão, ele está muito industrializado», salienta Benedita.

O preço de cada pão, que pesa cerca de 700 gramas, varia entre 2,50 e 3,50 euros. Há-os redondos ou de forma, na padaria de terça a sexta, e depois no Mercado Porto Belo aos sábados. Seja onde for, o mais provável é desaparecerem em poucas horas.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Diogo Brandão, 69 (Cedofeita)
Telefone
932879413
Horário
Das 17h30 às 20h00. Encerra sábado, domingo e segunda.


GPS
Latitude : 41.1494192
Longitude : -8.617546400000037

 

 

Leia também:

Tapioca: 4 sítios em Lisboa onde comer o «pão indígena»
Como é feito o novo pão artesanal da Padaria Portuguesa?
Sopa no Pão: aqui come-se tudo, da refeição à taça




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend