Sopa no Pão: aqui come-se tudo, da refeição à taça

Dois alemães apaixonaram-se pela simpatia, a comida e o clima portugueses. E abriram o Sopa no Pão, no Campo Pequeno, onde vários pratos com sabores do mundo são servidos em taças de pão. É para comer tudo.

No verão de 2016, dois amigos alemães viajaram de Colónia até Lisboa, de férias. Esta poderia ser uma história como tantas outras. Mas tivessem Brian Burbiel e Philipp Wernze, de 29 e 28 anos, regressado a Portugal e por cá terem ficado, apostando na abertura de um novo restaurante.

No Sopa no Pão, diversas sopas e pratos com influência de várias partes do mundo são servidos dentro de «taças» de pão, que se podem – e devem – comer no final. «Há ano e meio estávamos em Portugal, na praia, e tivemos esta ideia de juntar a sopa e o pão, duas coisas que os portugueses adoram, e servi-los desta forma original», conta Brian Burbiel, acrescentando que «o clima, a simpatia das pessoas e a comida» os levaram a emigrar. «É impossível termos este tempo em janeiro na Alemanha», ri-se Brian, que deixou o seu trabalho na construção civil (Philipp, por sua vez, estava no setor hoteleiro).

Sopa de peixe e marisco com ovo escalfado, sopa da pedra e creme de cogumelos e curgete com ravioli caseiros são refeições mais alusivas ao nome do restaurante, mas aqui não se servem apenas sopas no pão. Na verdade, a imaginação é o limite: há moqueca de peixe, cozido à portuguesa, chili com carne, goulash ou filé de frango com molho de cheddar, a partir dos 4,80 euros.

O pão que serve de taça, esse, é feito em exclusivo por uma padaria em Paio Pires, à base de massa de pão alentejano «por ser mais resistente e mais saboroso», explica Brian, e pode ser simples ou com sementes. Para breve, haverá uma terceira opção de pão, com bacon e azeitonas.

Quem não estiver pela zona do Campo Pequeno pode encontrar a bicicleta do restaurante, junto ao metro de São Sebastião, das 12h00 às 15h00, com dois pratos quentes, que mudam todos os dias. No restaurante, os menus, a 7,50 euros, incluem prato, bebida, sobremesa e café e ainda o serviço take away. E a cerveja alemã Franziskaner, a 1,80 euros a imperial (e 3,50 euros a garrafa), para ajudar a matar as saudades de casa.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Avenida Defensores de Chaves, 77 (Campo Pequeno), Lisboa
Telefone
218281924
Horário
Das 12h00 às 16h00 e das 18h00 às 23h00. Encerra à segunda.
Custo
() Preço médio: 10 euros.

Website

GPS
Latitude : 38.739318860631414
Longitude : -9.14457348465578

 

Leia também:

Três hotéis portugueses entre os 10 melhores para fazer sexo
Esta francesinha tornou-se um ícone de Valongo
9 sobremesas que valem a pena provar no Porto