Lisboa: Almoçar em esplanada secreta a ver o castelo

Com a saída de Castro e Silva, o restaurante do hotel The Lumiares, no Bairro Alto, recebeu o chef João Silva e ganhou uma segunda vida e nome. Abre agora também para almoços, com uma arma secreta: a esplanada aquecida, com vista para o Castelo e para o Tejo.

No quinto andar do hotel The Lumiares, mesmo em frente ao miradouro de São Pedro de Alcântara, as aparentes subtis mudanças passaram despercebidas a muitos. Não houve gruas, grandes obras nem anúncios, até porque o restaurante continua no mesmo espaço, mas já não se chama Lumni.

A saída de Miguel Castro e Silva (que decidiu seguir outros projetos) levou à mudança de nome para Lumi e a uma nova identidade. O espaço abre agora ao almoço e continua a servir jantares, com uma carta mais descontraída, assinada pelo chef João Silva. Só partilha o apelido com Castro e Silva, porque ambos têm percursos e cozinhas diferentes.

João Silva passou pelo São Gabriel, pela Bica do Sapato, pelo Inspira Santa Marta Hotel e, no último ano, pela cozinha sustentável da Quinta do Arneiro. Uma filosofia que trouxe para o novo Lumi e que está bem visível nos petiscos coloridos, com muitos hortícolas e frutas da época, que chegam de produtores pequenos e diferenciados, como o Hortelão do Oeste ou a Quinta da Granja dos Moinhos «O que tentamos fazer é cozinhar produtos da época de forma despretensiosa», explica o chef.

A bruschetta de legumes grelhados com queijo da serra (que combina produtos destes dois fornecedores) é exemplo disso, mas também os pastéis de queijo feitos com figos secos ou a salada de polvo, que em comum com a receita tradicional só tem mesmo a proteína. Esta vem acompanhada de um puré de ervilha e tempura de feijão verde, dando espaço aos vegetais para brilhar. Faz parte da carta de snacks, disponíveis até às 19h00, na esplanada aquecida, que tem vista para o Castelo São Jorge e para o Tejo.

À noite é na sala interior que se quer estar para refeições mais calmas. O menu mantém o rácio de legumes equilibrado, mas junta aos petiscos uma boa dose de pratos principais, como o peixe da lota, com o mais fresco do dia; ou as bochechas de porco que se desfazem em cada garfada. Haja espaço para terminar com uma tarte de pêssegos (ou de outra fruta, quando a época assim o ditar) e para explorar a nova carta de cocktails. Sem abusar, porque o carro pode ficar ali por perto, já que o The Lumiares tem parque de estacionamento (pago) na Travessa da Queimada . Mais um ponto a favor deste Lumi.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua de São Pedro de Alcântara, 35, Lisboa
Telefone
211160210
Horário
Das 12h30 às 22h30. Não encerra.
Custo
() Almoço, 25 euros; jantar, 35 euros; brunch, 22 euros. Cocktails, 12 euros.

Website

GPS
Latitude : 38.7138703
Longitude : -9.144450099999972

 

Leia também:

Bairro Alto tem uma tasca japonesa com 60 petiscos
8 restaurantes com esplanadas cobertas em Lisboa
Nova pizaria do Bairro Alto aberta até de madrugada




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend