Bairro Alto tem uma tasca japonesa com 60 petiscos

Não se encontram tábuas de queijo nem enchidos na Izakaya Tokkuri, a nova taberna do Bairro Alto. Em compensação, há 60 petiscos japoneses para experimentar, entre tempura, gyosas, noodles, ramen, e ainda muito sake para brindar.

Abriu discretamente na Travessa dos Fiéis de Deus e só quem conhece o símbolo das tabernas (izakayas), a lanterna vermelha pendurada à porta, é que entra com a certeza que no interior está uma tasca autêntica japonesa. A televisão, sempre sintonizada num canal daquele país, dá a confirmação, tal como as três salas privadas com mesas baixas e almofadas no chão e ainda o balcão de madeira com 21 lugares, de onde se observa o trabalho do chef Eder Haruno Santos.

Nas paredes em frente, também elas em madeira, estão três quadros de ardósia. Dois deles mostram o que se pode petiscar diariamente, até as 02h00 da manhã, mas ali não está toda a oferta da casa. «Temos mais de 60 petiscos, que vamos mudando, e num futuro próximo a robata (grelhados) vai estar também a funcionar», revela. «São assim as izakayas: comida rápida para quem procura uma tapa ao final do dia».

Eder fala com conhecimento de casa. Aos 18 anos mudou-se de São Paulo, Brasil, para o Japão e nos últimos 13 por lá ficou. O primeiro destino foi Tóquio, mas percorreu quase todas as províncias da ilha principal. Apaixonou-se por uma japonesa, com quem tem um filho pequeno, e que foi o motivo para regressarem ao Brasil há um ano. Abriram, claro, um restaurante japonês, mas a proposta do grupo da Garrafeira Imperial para vir para Portugal falou mais alto. «Acabámos de vender o restaurante no Brasil e a minha família está a caminho de Lisboa», diz, com um sorriso, enquanto regressa à cozinha para atender mais um pedido.

Tanto saem petiscos mais conhecidos como gyosas a vapor, sopa miso, ramen e diferentes tipos de tempura, como opções mais alternativas, caso do agedashi (tofu frito com lâminas de atum bonito), beringela com miso e sementes de sésamo e até fígado com alho. Para acompanhar há, claro, vinhos selecionados da Garrafeira Imperial, mas o protagonista é o sake. É essa a função do terceiro quadro de ardósia: explicar as diferenças entre as 22 variedades disponíveis desta bebida(que resulta da fermentação de arroz). Qualquer que seja a escolha, é sempre uma boa desculpa para brindar kampai (saúde!)

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Travessa dos Fiéis de Deus, 28, Bairro Alto
Telefone
213461500
Horário
Das 17h00 às 02h00. Não encerra.
Custo
(€) 20 euros


GPS
Latitude : 38.7119322
Longitude : -9.143948200000068

Leia também:

Lisboa: Este novo pequeno-almoço é alternativa ao brunch
Prego da Peixaria já chegou a Algés (e tem novidades)
Lisboa: A comida de rua do Japão atracou nas docas

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend