‘Alentejaninha’. Saiba o que leva a francesinha alentejana

'Alentejaninha'. Saiba o que leva a francesinha alentejana
O restaurante de comida alentejana Intimista, em Lisboa, estreou uma francesinha feita com produtos do Alentejo. Chama-se Alentejaninha.

Em vez de bife de vaca leva secretos de porco preto. No lugar do fiambre, presunto e paiola de cachaço. Em troca do chouriço, paio. Salsicha caseira ao invés da habitual. Queijo de ovelha curado e um topping com rodela de farinheira, morcela e linguiça também entram na receita.

A Alentejaninha, que já se pode provar no Intimista num menu de 11,90 euros, nasceu de uma troca por troca original, da cabeça do chef Miguel Marçalo, e recebeu desde logo o apoio de Joaquim Loureiro, o dono do restaurante aberto há pouco tempo em São Sebastião.

Entre a ideia e o resultado que chega à mesa decorreram os necessários ajustes, nomeadamente no pão alentejano que utilizam em vez do habitual pão de forma. «Tive de reduzir o tamanho, ficava melhor mas era mais enfarta-brutos», admite o chef.

A Alentejaninha, na sua opinião, acrescenta também «valor à original porque os produtos são mais nobres», e prova disso é a malagueta biológica utilizada no molho picante (este sim, feito de acordo com a receita tradicional).

O prato estreou-se no Intimista a 26 de março e tem tido elogios, acrescenta Miguel Marçalo, inclusive de quem, sendo do norte do país, está habituado a provar diferentes francesinhas. «Já me disseram que foi a melhor que comeram», diz o chef. O veredicto ficará por conta de cada um.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

No Porto comem-se 35 mil francesinhas por dia
Restaurante do Porto com francesinha afrodisíaca
É aqui que se «come a melhor francesinha do Porto»




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend