No Porto comem-se 35 mil francesinhas por dia

São números de peso estimados por empresários da restauração do Porto. Há mais de 700 cafés e restaurantes na cidade a vender este prato típico, capazes de movimentar diariamente 280 mil euros, noticia a Lusa.

Empresários da restauração do Porto são unânimes: a francesinha, que começou a ser conhecida no Porto nos anos 50, foi desde sempre um campeão de vendas e hoje é ainda mais graças aos turistas que visitam a cidade. Vendem-se «pelo menos 35 mil francesinhas por dia nos mais de 700 cafés e restaurantes da cidade, o que significa que por mês há cerca de um milhão» daquelas sanduíches a serem provadas no município, segundo a Lusa.

No restaurante Cufra da Foz, segundo contou um funcionário, vendem-se «à vontade 500 francesinhas nos dias bons a uma média de 9,5 euros». No Capa Negra, também muito conhecido no Porto, o número de unidades pode ascender aos 800 às sextas-feiras e sábados; 500 francesinhas em média nos restantes dias da semana, a preços entre os 10 e os 12,50 euros. No Santa Francesinha, na Praça dos Poveiros, saem 600 francesinhas por dia, aos domingos, dia em que o restaurante está aberto até à meia-noite, contou um funcionário à Lusa.

«São muitos milhares de francesinhas vendidas por dia. Se imaginarmos os mais de 700 cafés, em que estimo que 80% a 90% tenham francesinhas, e se somarmos os restaurantes que vendem esta iguaria, estamos a falar de números muito grandes de faturação no Porto», afirmou Joel Azevedo, presidente da Associação de Comerciantes do Porto.

Sem surpresa, são os turistas estrangeiros os que mais pedem este prato famoso do Porto, no meadamente espanhóis, ingleses, holandeses, chineses, japoneses, russos, franceses, finlandeses e indonésios. «A francesinha é um daqueles produtos que nos distingue das outras cidades. Por muito que possam imitar a francesinha, nunca é igual do que servida no Porto», reforçou Joel Azevedo à Lusa.

Além das francesinhas da Invicta serem as mais afamadas, lá não há hora certa para as comer. São vários os locais que servem a sandes fora de horas. Dados do Instituto Nacional de Estatística indicam que no Porto há 724 cafés e 38 restaurantes típicos, para além dos «551 restaurantes tipo tradicional» e das «199 pastelarias e casas de chá» e, segundo o presidente da Associação de Comerciantes do Porto, a maioria tem francesinhas no cardápio.

A francesinha é uma sanduíche feita com duas fatias de pão de forma ligeiramente torradas e entre as quais são colocados bife de vaca, linguiça, mortadela, salsicha fresca e queijo. Depois é coberta de queijo e vai ao forno até começar a derreter. No final é coberta de um molho espesso e picante, que costuma levar ingredientes secretos.

Esta sanduíche terá nascido a partir do «croque monsieur», uma sanduíche tipicamente francesa que Daniel David da Silva – imigrante português em França – decidiu recriar assim que começou a trabalhar no restaurante A Regaleira, no Porto, nos anos 1950. O prato popularizou-se e hoje é considerado uma das 10 sanduíches mais populares do mundo, sendo uma imagem de marca inconfundível da cidade do Porto.

 

Percorra a fotogaleria para conhecer 8 sítios onde comer francesinhas fora da Baixa.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend