Há uma nova casa de cozinha basca no Porto

A parilla, grelhador de design basco, assume grande destaque no restaurante. Fotografia: DR
Os sabores e as tradições da cozinha do País Basco estão na base do restaurante SAGARDI Cozinheiros Bascos, que abriu na Rua de São João, perto da Ribeira. No piso térreo, com esplanada, há pintxos; no piso inferior, comida saída da parrilla, um grelhador de design basco. A cozinha está a cargo do chef Iñaki López de Viñaspre.

Este que é o primeiro SAGARDI Cozinheiros Bascos em Portugal combina dois ambientes distintos. Por um lado, serve a tradicional barra de pintxos, assente em produtos locais e de época, e descrita como “alta gastronomia basca em miniatura”, mais rápida e descontraída; por outro, propõe pratos de cozinha basca para degustar sem pressas – caso do txuleton, de vacas velhas selecionadas em Trás-os-Montes e na Galiza, ou do peixe da lota de Matosinhos (e de portos bascos).

O txuleton de vaca velha.
Fotografia: DR

A carta inclui ainda outros pratos típicos, como os pimentos de Piquillo ou os txipirones, bem como sidras e vinhos – tudo de origem basca, embora também haja vinhos do Douro.

Os tradicionais pintxos.
Fotografia: DR

Antes de investir neste espaço próprio, o grupo SAGARDI impulsionou a abertura do VINUM Restaurant & Wine Bar, restaurante vínico nas Caves Graham’s, em Vila Nova de Gaia, em parceria com a Symington Family Estates.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Vinum: um terraço para comer, beber e olhar o Douro
Porto: há novidades de outono no Vogue Café
Grande Porto: 6 sugestões para um fim de semana bem passado




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend