Sabores tradicionais e familiares de Beja na nova casa de Belém

Sabores tradicionais e familiares de Beja na nova casa de Belém
A cozinha tradicional alentejana senta-se ao balcão em Belém, em forma de petiscos e numa homenagem à família, pela mão de dois primos. Há receitas de mães e avós e vinhos de talha de produção própria neste novo O Frade.

A sua formação e experiência em alta cozinha levaram-no a restaurantes Michelin como o Azurmendi, em Bilbao, e o Ocean, no Algarve, mas é na cozinha tradicional alentejana, de conforto e de tacho, que se sente como peixe na água. «É o que gosto mais de fazer e comer. É mais autêntico», explica Carlos Afonso, 32 anos, que acaba de trazer um pouco da «sua» Beja para Belém.

Ao lado do primo Sérgio, acaba de abrir o restaurante-taberna O Frade, junto ao Museu dos Coches, onde importa comer ao balcão, na primeira fila e de olhos postos na ação. Afinal, nesta casa descontraída, a dupla de primos vai interagindo com os comensais de forma empática e com humor.

A familiaridade também se sente à mesa, a dobrar. A começar pelos vinhos de talha produzidos pela família Frade há três gerações, e que lhes valeu o título de primeiro produtor exclusivo de vinhos de talha DOC. Mas também pela inspiração nas receitas que as suas mães e avós fazem em casa e na taberna Frade, que a família abriu em Beja nos anos 60.

Os petiscos alentejanos são o pilar desta nova casa. (Fotografias: DR)

A papada à alentejana faz parte da cerca de dezena e meia de petiscos.

Sérgio Frade e Carlos Afonso são primos.

A galinha acerejada, frita em alho e com toque de vinagre, segue a receita da avó de Carlos, assim como a manteiga caseira, que inclui massa pimentão, banha de porco e chouriço. O fresco pato de escabeche é ideal para dias de calor e os ovos mexidos com túbaras denotam a aposta no produto regional, assim como o chouriço alentejano, os rojões, o lombo de porco preto e a papada à alentejana, todos perfeitos para partilhar.

O suculento arroz de pato, com um aroma a laranja que se sente à distância, já será mais difícil de dividir, assim como a mousse de chocolate com azeite alentejano, flor de sal, frutos secos e hortelã-da-ribeira.

A mousse de chocolate com azeite alentejano, flor de sal, frutos secos e hortelã-da-ribeira.

O Frade fica situado na Calçada da Ajuda, em Belém.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Calçada da Ajuda, 14 (Belém), Lisboa
Telefone
939482939
Horário
Todos os dias, das 12h30 às 16h e das 19h30 às 24h.
Custo
(€€) Preço médio: 35 euros.


GPS
Latitude : 38.6979263
Longitude : -9.199321199999986

 

Leia também:

Apetece estar aqui: O luxo da imensidão do Alentejo
Monte da Bica: gin e vinhos cheios de amor pelo Alentejo
Basilii: produtos da terra e sabores evoluídos no Alentejo




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend