Abriu um novo café que é o mais guloso da Foz

No Carlotta Cake Boutique há bolos caseiros, sem corantes, conservantes ou outros aditivos de nomes complicados. Para levar ou devorar, em generosas fatias, à mesa desta casa de família.

Carlotta dá o nome à nova loja mais gulosa da Foz. É também dela o caderno de receitas que orienta a confeção artesanal de deliciosos bolos. Mas quem mete as mãos na massa é a sua neta, Neide, e o bisneto Bruno Silva, que decidiram reavivar a paixão de família pelos bolos caseiros e facilitar a vida a quem também os aprecia mas não tem tempo para os fazer.

Para além da mãe, Bruno partilha o projeto com o irmão, Sérgio, e a esposa, Gizelle. Deixaram o Brasil para assentar arraiais em Portugal e quando chegaram ao Porto deixaram-se encantar pela Foz. «Esta mistura das raízes e de coisas contemporâneas que encontramos aqui é também a essência da loja», explica Bruno.

É que entre os mais de trinta sabores de bolos que compõem o repertório da casa – diariamente estão disponíveis dez variedades não figuram apenas receitas da Carlotta. Ao tradicional bolo de tangerina ou o de laranja, com um aroma tão agradável quanto o sabor, juntam-se combinações mais arrojadas, da autoria de Bruno, como a de mel e especiarias, figo e mascarpone, ou ainda pêra e pistácio. O mais popular, no entanto, é o bolo de cenoura com brigadeiro de chocolate, e vale bem a pena dar uma folga à dieta para o provar.

A regra é «não usar ingredientes que não sabemos pronunciar», nota Bruno, portanto aqui não há lugar para aditivos. O chocolate utilizado é belga, a manteiga francesa, a farinha nacional e os frescos chegam todos de produtores locais.

Os bolos são vendidos inteiros, para partilhar com a família, ou à fatia, para adoçar o dia logo ali. São a estrela da casa, mas não dispensam alguns complementos, como a refrescante limonada de frutos vermelhos ou os sumos naturais, que são feitos no momento.

Ao almoço a sobremesa é precedida por um menu (6,50 euros) que inclui sopa – retirada também do caderno de receitas da avó Carlotta – e salada, torta ou uma fatia de bolo salgado, que aqui nem tudo é doce.

Há o de carne de novilho com requeijão de cabra, o de atum com ervas frescas ou ainda, em versão vegetariana, os muffins de queijo brie, alho francês e cogumelos shiitake. Comum a todas as especialidades é que «tudo é feito com amor, como se fosse por uma avó», garante Bruno. «A Carlotta costumava dizer que “o bolo é a materialização do abraço”», lembra. E em boa verdade, à falta de um, é o outro que mais conforta.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Boa-Bao: o asiático da moda já chegou ao Porto
6 bares no Porto com esplanadas perfeitas para o verão
Porto: Onde fazer uma refeição leve ao pé da praia




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend