Foram 500 croissants que voaram até meio da tarde na reabertura da Croissanteria Oita, naquele que foi o primeiro centro comercial de Aveiro. Inaugurada nos anos 1980, estava encerrada desde 2000, e tem especialidades como os croissants de ovos-moles, de chocolate, mas também salgados como os de vitela.
Neste regresso «voltou a fazer furor, com as encomendas a começar às nove da manhã, com pedidos para mais de 40 croissants», contaram Anabela e João Brandão, os novos responsáveis pelo espaço.
As receitas correspondem, na maioria, às que se vendiam anteriormente, cedidas pela antiga proprietária. Mas há novidades, nomeadamente nos salgados: «Quisemos adaptarmo-nos aos novos tempos e criámos duas opções vegetarianas: uma que vai ao forno com espinafres, queijo e cogumelos, e outra em que o croissant é servido aberto com recheio à base de couve, que lembra o crepe chinês», explica Anabela. E não há cedências em matéria de qualidade – os ovos-moles, por exemplo, provêm de uma das melhores pastelarias da cidade, a Peixinho (antiga Costeira).
O espaço, esse cresceu. Se há 20 anos não passava de dois balcões, agora conta com uma nova sala e, quem quiser pode sentar-se, pedir ainda uma sopa do dia ou um sumo natural. O menu ronda os 6 euros. Esta reabertura veio trazer nova vida a um centro comercial emblemático na cidade.
Veja também:
No novo restaurante em Lisboa comer uma sanduíche pode ser absurdo
Steakhouse em Oeiras serve da picanha à carne argentina
Hotel em Vila Nova de Foz Côa com um cenário deslumbrante para o Douro
Longitude : -8.647170500000016