Ílhavo: Vem aí um festival com comida de pescadores

Os pratos criados pelos pescadores da faina do bacalhau estão em destaque no festival Gastronomia de Bordo, que dará à costa entre 14 e 18 de novembro. Para provar, passear e aprender, com o mar como pano de fundo.

Em nome da tradição gastronómica, fizeram-se ao mar, para trazer bacalhau – de caminho, o pescadores das campanhas do Atlântico Norte trouxeram também as suas próprias tradições gastronómicas, criadas a bordo dos bacalhoeiros onde passavam dias a fio. É essa herança que o Festival Gastronomia de Bordo homenageia.

De 14 a 18 de novembro, os pratos inventados e preparados nessas embarcações estarão disponíveis ao público – em versão «original» reinventada – em catorze restaurantes de Ílhavo. São receitas nascidas para fazer proveito das partes consideradas menos nobres do bacalhau, como os samos (bexiga natatória), as caras, a língua. Pratos como a chora, um caldo de comer e chorar por mais – é inevitável o trocadilho fácil – feito de caras ou cabeças de bacalhau.

A chef Patrícia Borges, docente na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e especialista em peixe, é a mentora da iniciativa, que já passou por Peniche, em outubro, e em dezembro rumará à Murtosa.

Além da experiência à mesa, o programa propõe também visitas orientadas à região. Na quarta-feira (18h30) há um passeio de bicicleta à Costa Nova do Prado, de participação gratuita (mediante inscrição prévia) e com bicicletas disponibilizadas pela organização. O ponto de encontro é no Cais Criativo Costa Nova. No dia seguinte, a partida é no Porto de Pesca Costeira, Gafanha da Nazaré (17h30), para uma visita à lota e às instalações da Docapesca. Para sexta, 16, está agendado um passeio orientado ao centro urbano de Ílhavo (18h15).

No fim de semana há visitas gastronómicas. No sábado, às 15h00, os estaleiros Delmar Conde e Carmonáutica abrem-se aos visitantes. O passeio é de bicicleta e parte do Largo da Bruxa, na Gafanha da Encarnação. E dia 18 tem lugar uma visita orientada ao porto de pesca costeiro e à empresa de transformação Bacalhau Barents. Aqui, haverá degustação preparada pelo chef Ricardo Marques (hotel Montebelo Vista Alegre). A partida é às 10h00, do Miradouro do Forte da Barra, na Gafanha da Nazaré. Sempre com o mar à vista.

Festival Gastronomia de Bordo

Web: cm-ilhavo.pt
Inscrições: [email protected] ou 234329990

Leia também:

Ílhavo: a terra do bacalhau e do farol mais alto do país
Este bar de praia na Costa Nova é famoso pelas batatas fritas
Zeca: Uma montra do artesanato português em Aveiro




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend