Zeca: Uma montra do artesanato português em Aveiro

Peças que honram os azulejos e as riscas da Costa Nova estão à venda num espaço luminoso com vista para uma praça. Os objetos têm alma e mãos portuguesas e o nome é inspirado em Zeca Afonso.

João Bem e Ana Andrezo definiram as prioridades desde o início no negócio que os une. Ana explica: «A ideia é valorizar, acima de tudo, os produtos de Aveiro e a seguir os produtos portugueses, dando sempre destaque a peças que não estejam massificadas.» Valorizar o que é nacional, destacar o que é feito à mão.

O casal criou uma loja que é uma montra de projetos artesanais nascidos e criados na região. Como os ímanes com formas de peixe e das casas às riscas da Costa Nova feitos no CASCI – Centro de Ação Social do Concelho de Ílhavo ou as latas de sardinha de cerâmica da linha Tens Lata? idealizada em Aveiro por Paula Rebelo. Ou os bolos secos da região, as raivas aveirenses, os bolinhos de coco, as bolachas em forma de bacalhau, a flor de sal das salinas da ria.

A oferta é diversificada. Se é português, há muito por onde escolher. As prateleiras, paredes e armários da loja têm postais de Aveiro, conservas de sardinhas e filetes de atum, xarope de groselha e de erva-príncipe, cerveja artesanal, bases de copos com padrões de azulejos, chocolates da Avianense, pegas de cozinha que são rabos de bacalhau feitos em tecido. Há também brinquedos de madeira da Oficina do Alfredo, mecos e piões, carrinhos, táxis, elétricos, robôs. E ainda andorinhas de louça, joias inspiradas em azulejos, carteiras em cortiça, rolhas com poetas em cerâmica.

«Trabalhamos com artesãos, queremos ter produtos diferenciados», refere Ana. João e Ana acabam de atravessar a rua para abrir uma nova loja porque as peças precisavam de mais espaço. Do outro lado, ficou a cafetaria e o negócio ligado ao turismo que também gerem em conjunto.

O nome Zeca não é por acaso. Zeca de Zeca Afonso, o cantor de intervenção que nasceu em Aveiro. «É um nome associado à cidade, embora haja quem não saiba que ele nasceu cá, e é uma referência com que nos identificamos», diz Ana. E não só. O filho Afonso, habituado a ouvir as cassetes de música de Zeca Afonso no carro do avô, é fã incondicional do cantor. No momento de escolher o nome, ficou Zeca para grande alegria do pequeno Afonso. E, em breve, chegam à loja caricaturas de Zeca, pois claro.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Largo da Apresentação, 1, Aveiro
Telefone
964497240
Horário
Das 10h00 às 20h00. Não encerra.

Website

GPS
Latitude : 40.6427462
Longitude : -8.653346300000067

Leia também:

Esta nova loja de Aveiro tem artigos de todo o mundo
Aveiro: 4 lojas que precisa de conhecer
Novos chás têm infusão de leite-creme e tarte de maçã