Comer em conta: no Convívio, em Vila Real, há comida regional e sopa do mar

(Fotografia: Rui Ferreira/Global Imagens)
Neste restaurante aberto há quase quatro décadas, junto à reta de Mateus, há todos os dias pratos de conforto de cariz bem regional. Com uma surpreendente exceção: nas especialidades, há sopa do mar.

Entrando no restaurante Convívio, em Vila Real, salta à vista o imponente balcão central em forma de U. Um U comprido, avermelhado por reflexo dos azulejos que o cobrem e da tinta que os encima até ao tampo de madeira. À volta, estão 32 bancos e, no teto com a mesma forma e extensão do balcão, uma estrutura metálica que segura dez candeeiros, para que todos vejam bem os pratos transmontanos que ali se privilegiam.

É dentro daquele balcão que se movimenta André Santos, 37 anos, gerente há uma década. “Apesar de haver muita gente que acha que tira espaço ao restaurante, é uma estrutura característica do Convívio, que já não se vê em muitos sítios e que quero manter”. Quem come ao balcão são clientes diários e os que vão sozinhos, que podem conversar com quem está do outro lado. E as crianças, que acham graça. Para quem prefere comer numa mesa mais tradicional, existe uma sala ao lado.

Na cozinha, dá-se primazia “ao aproveitamento dos produtos sazonais da região”, para um menu de preços acessíveis para clientes fiéis e “os que vão passando”. Às 11h da manhã, as panelas já fumegam para os clientes que chegam para comer às 11h30. A ementa diária é de fartura e, para que não restem dúvidas, André traz da cozinha e enche uma mesa com tudo o que serve como prato do dia, numa refeição que não chega aos 10 euros.

A mesa enche-se de bela louça preta com tripas aos molhos, feijoada à transmontana, casulas, milhos com moira e costela em vinha-d’alhos, mão de vitela com grão-de-bico e cozido à portuguesa. Há ainda uma sopa do mar, incomum naquela região, mas que é uma especialidade da casa e “diferente pela sua consistência”. É habitual haver clientes que “fazem a sua refeição apenas com as entradas e com a sopa do mar”.

Os proprietários do Convívio ainda são os pais de André, que abriram a casa há 37 anos. “É um restaurante do dia-a-dia no qual trabalha uma família”, carateriza. Prova disso é que a colaboradora mais recente já ali trabalha há oito anos e a mais antiga há 32. São cinco, para além dele e da mulher. “Todos sorrimos, todos sofremos, todos lutamos por levar isto a bom porto. Esta mentalidade está bem enraizada graças à união que nos carateriza”, conclui.

Feijoada célebre
A feijoada à transmontana do Convívio representou Vila Real, em 2014, na iniciativa “‘Adoramos a nossa Gastronomia com Coca-Cola’” no então MEO Arena, em Lisboa.

Menu do dia: 7 euros
Inclui pão, sopa, bebida, prato e café.
Especialidades: Todos os dias, há feijoada, tripas aos molhos e sopa do mar. Os outros pratos regulares têm dias certos.
Sobremesas: Leite-creme, maçã assada, pera bêbada e queijo fresco com doce de abóbora.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend