Nova carta junta 4 continentes à mesa no Príncipe Real

Nova carta junta 4 continentes à mesa no Príncipe Real
A nova carta do Clube Lisboeta, restaurante que reforçou a oferta gastronómica do Príncipe Real há um ano, é uma viagem com escalas em Marrocos, Peru, Japão e Portugal.

A porta de embarque é só uma, mas a mais recente viagem gastronómica da chef Karim Gama faz escala por quatro continentes e quatro países. Tem sido assim desde que o Clube Lisboeta abriu no Príncipe Real, no ano passado. Ou não tivesse a responsável pela cozinha um percurso feito em vários destinos lá fora, incluindo em restaurantes distinguidos Michelin, como o Gordon Ramsay at Claridge’s e outros como o Barbecoa, de Jamie Oliver.

À presença fixa de Portugal, na nova carta do restaurante gerido por Andreia Duarte juntam-se propostas de Marrocos, Peru e Japão, que podem ser provadas durante a primavera e verão. A ideia é ir combinando pratos dos vários destinos numa só refeição, mas quem quiser pode manter-se fiel a um só território.

De Marrocos, chega a inspiração para dois guisados. Um é conhecido como mrouzia e é um guisado de borrego cozido a baixa temperatura, com molho de mel e amêndoas, arroz de tâmaras, quiabo e romã. A perna de borrego é desossada e fica marinada em mais de 10 especiarias, de véspera. O outro guisado é vegano e junta lentilhas, feijão mungo, couscous com frutos secos e ervas frescas, um prato com complexos sabores e aromas que abre o apetite assim que chega à mesa. O escabeche de carapau com carpaccio de beterraba, vinagrete de pistáchio e rúcula faz a ponte entre Portugal e Marrocos e deste país africano chegam também duas cocas, feitas à base da massa da piza: a de pimentos e courgete grelhados, com cebola roxa e alecrim; e a de babaganoush (beringela defumada), com harissa (molho de tomate picante) e coalhada (pasta de queijo caseira).

O guisado de lentilhas, feijão mungo, couscous com frutos secos e ervas frescas. (Fotografias: DR/Pedro Rosa)

O guisado com inspiração marroquina: borrego, molho de mel e amêndoas, arroz de tâmaras, quiabo e romã.

O restaurante fica situado na Rua da Escola Politécnica. (Fotografia: DR)

A perna de frango ao molho de aji amarelo, cogumelos e quinoa traz o Peru ao Príncipe Real, assim como a polenta grelhada com chili de carne e queijo gratinado. Mas também os chips de banana pão com sticks de milho cozido e dips de abacate picante. Para casar com tudo isto, um clássico pisco sour, claro está. Entre as propostas nipónicas estão as gyosas de camarão e legumes; o edamame e cogumelos shitake em molho de ostras; o udon de bacalhau e o tataki de barriga de porco com gohan, pickles de pepino e furikake.

Na parte portuguesa desta carta “4 em 1”, os destaques vão para o bacalhau em lascas com broa de milho e tapenade de azeitonas; para um pica-pau de alcatra com croutons e ovo de codorniz a baixa temperatura; o camarão à la guilho; ou a costeleta de novilho com puré de favas, alho francês grelhado, fricassé de favas e chouriço. Sabores que se podem provar na Rua da Escola Politécnica, ao almoço ou ao jantar. O restaurante também aposta no brunch disponível das 09h00 às 17h00 a partir dos 16 euros e em menus executivos de 10 e 12 euros.

O escabeche de carapau com carpaccio de beterraba, vinagrete de pistáchio e rúcula faz a ponte entre Portugal e Marrocos.

O creme burlee curcuma com financier de pistáchio é uma das sobremesas.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Pastelaria de Lisboa vai oferecer pastéis de nata acabados de fazer
10 restaurantes em Lisboa para comer bem e pagar até 15 euros
Lisboa: Cozinha portuguesa com mundo no novo Kookin




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend