Velha Guarda Taverna: beber (e conversar) como antigamente

velha guarda taverna
Um bar que pretende ser calmo, acolhedor e confortável. (Fotografia: Paulo Spranger/GI)
A vida noturna de Viseu não se limita ao centro histórico. No Velha Guarda Taverna, inaugurado há pouco mais de um ano, há cerveja caseira, petiscos e boa conversa. À moda antiga.

Se há nomes que não enganam, este é um deles. Mas nem sequer era para se chamar assim, conta Joel Rodrigues, o proprietário. «Esteve para se chamar old school, pois é uma expressão muito utilizada pelas pessoas da minha geração, mas achei melhor encontrar um nome em português. Velha Guarda tem o mesmo significado e a mesma força».

Ele que trabalhou em bares – primeiro em Castelo Branco, depois já em Viseu, enquanto se licenciava em Arquitetura – e quis precisamente abrir uma alternativa à noite estudantil, por norma associada à cerveja barata, aos shots e a música alta. «Não é que tenhamos algo contra, mas não é nosso público. Havia uma lacuna na cidade que decidimos explorar. Um conceito diferente, acolhedor, confortável, numa zona fora da confusão e vocacionado para uma faixa etária mais elevada. Para gente que gosta de conversar». E de beber uma boa cerveja. Apesar de não ser uma galeria, a Velha Guarda Taverna também é palco de algumas exposições.

Trabalham com cerca de 50 marcas, 15 delas portuguesas, todas artesanais – excetuando a Sagres. Quem não gostar de cerveja tem também uma respeitável oferta de vinhos, gin e cocktails. E é claro que com tanto álcool e tanta conversa não poderiam faltar os petiscos, obrigatórios em qualquer taberna da Velha Guarda. «Feitos na hora e preparados por nós», garante Joel. Pratos tão diversos como uma mini piza, pica-pau «já é uma das referências», moelas, alheira com ovos mexidos, cogumelos salteados com bacon ou tábuas de queijo. A decoração é sóbria, com algumas peças antigas e o ambiente adulto, mas descontraído. Tem uma pequena esplanada, o que à noite dá sempre jeito, seja para conversar ou apenas… respirar.

Velha Guarda Taverna
Avenida Monsenhor Celso Tavares da Silva
Tel.: 961609387
Web: facebook.com/pg/velhaguardataverna
Das 12h30 às 2h. Sexta, sábado e domingo das 18h às 2h00. Encerra à segunda-feira.
Preços: cervejas de pressão desde 1,10 euros.

Leia também:

Copos e aconchego entre amigos em bar de Viseu
Há petiscos em dose dupla para provar em Viseu
Viseu: comida e boa música à mesa do Faces