Há petiscos em dose dupla para provar em Viseu

A cidade beirã está cada vez mais dinâmica, sobretudo no que à restauração diz respeito, sendo os recentemente inaugurados The Brothers A Presuntaria e Cem Reis à Mesa dois dos bons exemplos.

The Brothers e Cem Reis são dois nomes familiares em Viseu. O primeiro é um bar com oito anos e uma das melhores garrafeiras da cidade, já o Cem Reis trata-se de uma loja de artesanato e produtos cem por cento portugueses. Os responsáveis resolveram manter o nome-base, mas criaram dois espaços de raiz e repletos de ambição, preparados não só para responder aos viseenses, mas também aos muitos turistas que vão descobrindo a cidade. Não é por isso de estranhar que ambos tenham recorrido à cozinha e tradições locais.

O The Brothers A Presuntaria nasceu para ser uma casa de tapas pura e dura, à espanhola, mas Portugal é Portugal e após as primeiras semanas os responsáveis concluíram que seria melhor acrescentar alguns pratos quentes. Típicos, é claro, como o arroz de vinha d’alho ou o arroz de feijão com assaduras. Se bem que continuem lá as tapas, que podem ser de enchidos, presunto das beiras ou de porco preto. Ou uma sandes de cachaço.

No Cem Reis à Mesa a refeição pede (ainda) mais tempo. Aberto no início de julho, tem uma carta e um ambiente que vai buscar inspiração às muitas lendas da cidade. Ao sábado haverá jantares temáticos e muita animação, seja um espetáculo de dança ou uma luta de espadachim (sim, espadachim!). Tudo acompanhado por sabores dos tempos «dos reis», como javali, veado e outros produtos nem sempre mui nobres e caídos no esquecimento, como as favas ou a feijoca. «Às vezes a melhor maneira de fazer algo diferente é dar um passo em frente é ir muito lá atrás na nossa História», confessa Carla Oliveira, a proprietária.

The Brothers A Presuntaria
Morada: Praça D. Duarte, 7, Viseu
Tel.: 968173428.
Horário: Das 16h00 às 00h00. Não encerra.
Preço médio: 15 euros

Cem Reis à Mesa
Morada: Avenida Alberto Sampaio, 92 cave, Viseu
Tel.: 232399965
Horário: Das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 23h00. Encerra segunda e terça ao jantar e ao domingo.
Preço médio: 15 euros