Há novas cervejas no Porto: chegou o Dragão Dourado

A primeira casa de cerveja Gulden Draak em Portugal, e a segunda no mundo, disponibiliza 12 cervejas à pressão e mais de 60 em garrafa – belgas, como a marca que dá nome ao espaço, mas também de outros países.

«Quando as pessoas dizem que não gostam de cerveja, a resposta que dou é: “Ainda não beberam a cerveja certa”», conta Abílio Vinha, que gere, com o irmão José Monteiro, a Gulden Draak BierHuis Porto. É a primeira casa de cerveja (é isso que significa «bierhuis») da marca belga Gulden Draak em Portugal – e a segunda do mundo, logo a seguir à de Praga, na República Checa.

Abriu no início de fevereiro, no espaço onde antes funcionou o Pausa Bar, e disponibiliza doze cervejas à pressão e mais de sessenta em garrafa. A Gulden Draak (traduzindo, «dragão dourado») é a mais vendida, como já era no tempo do Pausa, gerido pela mesma dupla. Aliás, foi a marca a propor aos irmãos que abraçassem o conceito atual. Mas Abílio garante que ali há cervejas para todos os gostos.

Por exemplo, se o cliente apreciar chocolate, café e caramelo, a Gulden Draak, uma Belgian Tripel Dark Ale, é uma escolha acertada. Se a preferência for para pêssego, malte e mel, a recomendada já pode ser a Belgian blonde ale Augustijn. E, caso o gosto penda para uma cerveja mais cítrica e frutada, sugere-se a Belgian strong golden ale Piraat. Estas últimas também são belgas, como a maioria, ali, sendo que existem ainda cervejas portuguesas, espanholas, inglesas, alemãs e americanas.

A casa imprime um jornal mensal com informação sobre o mundo cervejeiro e dicas para escolher entre as várias cervejas. Se após a leitura restarem dúvidas, a equipa, que fica completa com Rafael Lopes e Rita Castro, está lá para esclarecê-las.

Também são servidos alguns vinhos, licores e whiskies, além de petiscos (como queijo aos cubos com mostarda de Ghent), num espaço confortável, onde há imagens do dragão dourado em que a cervejaria Van Steenberge se inspirou para batizar a Gulden Draak. Ele existe mesmo, sob a forma de uma estátua, no topo da Torre de Belfort, na cidade de Ghent.

 

Happy hour
De segunda a sexta, das 16h00 às 20h00, há happy hour: mais de 40 cervejas selecionadas estão disponíveis por menos 1 euro.

 

Leia também:

8 restaurantes do Porto em destaque no Financial Times
8 planos para um fim de semana em grande no Porto
10 restaurantes para conhecer na Ribeira do Porto




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend