Douro em destaque nos Melhores do Ano da Revista de Vinhos

A herdade da Malhadinha Nova, no Alentejo, foi considerada "Enoturimso do Ano" pela Revista de Vinhos. (Fotografia: Paulo Alexandrino/GI)
A publicação distinguiu os protagonistas de 2019 na área dos vinhos e gastronomia, numa cerimónia no Porto, que assinalou ainda os 30 anos da revista. O Douro foi a a região mais premiada e Lisboa foi considerada Destino Gastronómico do Ano.

O Niepoort Porto Vintage 2017, um dos classificados com nota máxima pelo painel de provadores da Revista de Vinhos, arrecadou o título de “Vinho do Ano 2019”. “Perfeição, firmeza, assombroso!” foram as palavras usadas para o descrever. É um dos galardões mais cobiçados dos prémios “Os Melhores do Ano” daquela revista, que nesta 23ª edição voltou a distinguir, em 24 categorias, as personalidades e produtos do mundo dos vinhos e gastronomia que mais se destacaram no último ano.

Os premiados foram revelados esta terça-feira à noite, numa cerimónia que teve lugar na Alfândega do Porto e que assinalou também a celebração dos 30 anos da Revista de Vinhos.

A região do Douro foi a que mais prémios arrecadou na área do vinho. A Quinta da Boavista, da dupla Marcelo Lima e Anthony Smith, foi considerada “Produtor do Ano 2019”, pela consistência e “qualidade excelente” dos vinhos. Já o título de “Produtor de Vinhos Fortificados do Ano” foi atribuído ao grupo Fladgate Partnership (Taylor’s, Fonseca, Croft e Krohn).

A elaboração de “vinhos desconcertantes a partir de vinhas velhas em Lamego” valeu a Pedro Frey Ramos o prémio “Produtor Revelação do Ano” e a Gran Cruz, produtora de Vinho do Porto e DOC Douro, com forte aposta no enoturismo, foi considerada “Empresa do Ano 2019”.

Nos Vinhos Verdes, a Soalheiro, pioneira dos vinhos Alvarinho em Melgaço, mereceu o título “Marca do Ano 2019”. O prémio “Personalidade do Ano 2019 no Vinho” foi atribuído a Manuel Pinheiro, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.

Desde há três anos, a Revista de Vinhos atribui também o Prémio Homenagem, que nesta edição reconheceu o trabalho de três mulheres do vinho: Jancis Robinson, Clara Roque do Vale e Leonor Freitas.

Carlos Simões, o segundo português a alcançar o galardão de “Master Sommelier” (há apenas 279 profissionais reconhecidos com esse título no mundo), foi eleito “Sommelier do Ano” e na categora de “Enoturismo do Ano“, a Herdade da Malhadinha Nova (Alentejo) foi o projeto que mais se destacou.

O chef Rui Paula, que alcançou recentemente a segunda estrela Michelin na Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira foi considerado “Personalidade do Ano 2019 na Gastronomia”. Ainda em matéria de comida, o Egoísta, na Póvoa de Varzim, arrecadou o título de “Restaurante Gastronómico do Ano“, e o prémio de “Restaurante com Melhor Serviço de Vinhos” foi para Os Lusíadas (Matosinhos). Diogo Rocha, o chef do Mesa de Lemos, em Viseu, recebeu o galardão de “Chefe de Cozinha do Ano” e Carlos Afonso, d’O Frade, em Lisboa, foi o vencedor de “Chefe Revelação do Ano“. A cidade de Lisboa levou ainda outro prémio, o de “Destino Gastronómico do Ano“.

Conheça abaixo todos os premiados:

Prémio Homenagem
Jancis Robinson (crítica de vinhos)
Clara Roque do Vale (Comissão Vitivinícola Regional Alentejana)
Leonor Freitas (Casa Ermelinda Freitas)

Personalidade do Ano no Vinho
Manuel Pinheiro (Vinhos Verdes)

Personalidade do Ano no Brasil
António Alves (restaurantes Rancho)

Personalidade do Ano na Gastronomia
Rui Paula (Casa de Chá da Boa Nova, Leça da Palmeira)

Vinho do Ano
Niepoort Porto Vintage 2017 (Douro)

Produtor do Ano
Quinta da Boavista (Douro)

Produtor de Vinhos Fortificados do Ano
Fladgate Partnership (Douro)

Produtor Revelação do Ano
Pedro Frey Ramos (Douro)

Empresa do Ano
Gran Cruz (Douro)

Marca do Ano
Soalheiro (Vinhos Verdes, subregião de Monção e Melgaço)

Enólogo do Ano
Paulo Nunes (Dão, Bairrada, Trás-os-Montes e Douro)

Enólogo Revelação do Ano
Márcio Lopes (Vinhos Verdes, Douro e Ribeira Sacra – Espanha)

Sommelier do Ano
Carlos Simões

Loja/Garrafeira do Ano
Supermercados Apolónia

Distribuidor do Ano
Vinalda

Inovação/Investigação do Ano
Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo

Enoturismo do Ano
Herdade da Malhadinha Nova (Alentejo)

Restaurante Gastronómico do Ano
Egoísta (Póvoa de Varzim)

Restaurante com Melhor Serviço de Vinhos
Os Lusíadas (Matosinhos)

Chefe de Cozinha do Ano 2019
Diogo Rocha (Mesa de Lemos – Viseu)

Chefe Revelação do Ano
Carlos Afonso (O Frade – Lisboa)

Produtor Artesanal do Ano
Pine Flavour

Destino Gastronómico do Ano
Lisboa




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend