No Seixal e em Alcochete há passeios no Tejo, em embarcações tradicionais

O Bote Leão é uma das embarcações de Alcochete ao serviço do turismo no Tejo. (Fotografia de Paulo Spranger/GI)
O Baía do Seixal e o Bote Leão, ambos botes de fragata dos municípios de Seixal e Alcochete, respetivamente, são duas das embarcações tradicionais que permitem conhecer o património flúvio-marítimo do Tejo. Os próximos passeios saem até ao final de outubro, com número limitado de inscrições.

Construído em 1895, o bote de fragata BAÍA DO SEIXAL é uma das poucas embarcações típicas em funcionamento nos concelhos do arco ribeirinho sul do Tejo. Ao serviço da autarquia seixalense desde 1990, transporta confortavelmente 36 pessoas e está equipado com casa-de-banho, o que pode ser útil durante as cerca de duas horas e meia de passeio (cujas horas de embarque dependem das marés). Tal como o varino “Amoroso”, o “Baía do Tejo” é operado por uma tripulação constituída por um mestre (arrais) e um ou vários ajudantes credenciados.

Hoje ao serviço de passeios turísticos que promovem o património flúvio-marítimo da margem sul do Tejo, a verdade é que o bote de fragata “Baía do Tejo” era apenas um entre muitos tipos de embarcações diferentes que até aos anos 70 do século XX transportaram passageiros e mercadorias. É, pois, um museu flutuante, restaurado num estaleiro naval da região no final de cada época de passeios. Os desenhos artísticos coloridos dão-lhe uma beleza ímpar, um pouco diferente da de outros tempos; e nem o facto de ser movido a motor, podendo levar as velas recolhidas, retira valor ao passeio.

(Fotografia de João Silva/GI)

Em Alcochete, o cenário da Reserva Natural do Estuário do Tejo não é muito diferente. Os passeios do BOTE LEÃO partem da comprida Ponte-Cais e dão a conhecer a zona ribeirinha da cidade, o estuário e a Ponte Vasco da Gama, enquanto se aprende a história da embarcação conhecida como “O Rei dos Nordestes” pela forma rápida e ágil como navegava. O primeiro registo data de 1781, conforme se lê inscrito na antepara da ré, mas na verdade, é uma réplica da original, que transportou pessoas e sal entre o final do século XIX e 1960. O bote, com 15,5 metros de comprimento, foi construído em madeira de pinheiro-manso, e consegue levar 42 pessoas.

(Fotografia de Paulo Spranger/GI)


Passeios no Baía do Seixal
Saída do Cais do Seixal (Av. Dom Nuno Álvares Pereira)
Tel.: 915335347/212275732
Próximas datas: 29 (15h30) e 26 (10h e 14h) de outubro, com vários itinerários (2h).
Inscrições através do website cm-seixal.pt.
Gratuito.


Passeios no Bote Leão
Saída da Ponte-Cais de Alcochete
Próximas datas: 24 (09h30), 25 (09h30), 26 (14h30), 27 (14h30), 30 (14h) e 31 (09h30) de outubro, com destino à Ponte Vasco da Gama ou Reserva Natural (1h30).
Inscrições através do email [email protected] e do tel. 212 348 655.
Preço: 5 euros/adultos; 2,50 euros/crianças até 17 anos e maiores de 65.


 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend