Seixal: 8 sítios a não perder na baía no coração do Tejo

Seixal: 8 sítios a não perder na baía no coração do Tejo
(Fotografia de João Silva/GI)
O património industrial, naval e cultural deste concelho na margem sul do Tejo descobre-se ao ritmo das marés, num dia de passeio sem perder Lisboa de vista.

O Seixal está a deixar de ser a malha urbana dormitória que muitos julgam encontrar do outro lado da ponte sobre o Tejo. As 160 mil pessoas que habitam o concelho conseguem escapar à agitação da capital, sem dela estarem longe, estacionar sem pagar parquímetros e gozar de uma marginal ribeirinha de 14 quilómetros. A baía, formada a partir de um braço do Tejo, une as freguesias do Seixal, Arrentela, Amora e Corroios pelo elemento água e é precisamente ela que assegura a vitalidade (turística) do território. Os atrativos, porém, não se ficam por aí. Eis porque vale a pena passar um dia no concelho, com o rio em pano de fundo.

 

01. Quinta da Fidalga

Salazar chegou a passar férias nesta quinta nos anos 1960, tomando contacto com um pedaço da história dos Descobrimentos. É que a propriedade, datada do século XVI, sempre esteve «associada à família de Vasco da Gama, apesar de não haver registos que o comprovem», conta Margarida Nunes, do turismo do município. Os fidalgos passavam aqui os verões, ocupados entre jardins de buxo e azulejos, declamações de poesia e pescarias num lago de maré, um exemplo raro na arquitetura hidráulica portuguesa. A quinta também era agrícola e tinha um estaleiro de onde saíam barcos para a nobreza e para a marinha.

(Fotografia de João Silva/GI)

 

02. Oficina de Artes Manuel Cargaleiro

«A Essência da Forma», assim se chama a exposição que apresenta um conjunto de painéis de azulejo e cerâmica da autoria do artista plástico Manuel Cargaleiro (ainda vivo), em honra do qual o município abriu, há três anos, este museu. O objetivo é democratizar o acesso à arte contemporânea com exposições, workshops e um serviço educativo para as escolas. O edifício, integrado na paisagem da Quinta da Fidalga, tem as marcas indeléveis do arquiteto Álvaro Siza Vieira, que de resto expõe também alguns dos seus azulejos.

(Fotografia de João Silva/GI)

 

03. Núcleo Naval da Arrentela

Já lá vai o tempo em que o rio era navegado por mais de vinte tipos diferentes de embarcações para pessoas e mercadorias, das quais o bote de fragata e o varino chegaram aos nossos dias. Para preservar a memória dessa pujante atividade naval e respetiva indústria, o município fez dos armazéns do estaleiro naval da Arrentela o
primeiro núcleo do Ecomuseu Municipal, aberto em 1982. A muleta de pesca, que figura no brasão do Seixal, é uma das muitas miniaturas à escala que compõem a exposição. Algumas foram feitas por Fernando Dâmaso, 63 anos, segundo a técnica de modelismo de arsenal. Na sua oficina, o artífice também explica como eram feitos os barcos
antigamente. Encerra à segunda; gratuito.

(Fotografia de João Silva/GI)

4. Parque Urbano do Seixal

Este novo equipamento, inaugurado no dia 25 de abril, fica no Alto Dona Ana, dentro da área da antiga corticeira Mundet & Sons, e proporciona vistas panorâmicas para o Seixal e para Lisboa a 28 metros acima do nível do mar. A paisagem surge por vezes enquadrada por enormes painéis de cortiça. Outra das formas de explorar os 5,3 hectares do parque é percorrer os trilhos assinalados por entre sobreiros e carvalhos, e no final fazer um piquenique na zona de merendas. Gratuito.

(Fotografia de João Silva/GI)

 

05. Mundet Factory

«Daqui saiu a cortiça para o mundo, agora cabe-me a mim trazer o mundo até nós». Esta frase do chef João Macedo resume bem o que se passa na Mundet Factory, o restaurante- bar que abriu no espaço dos refeitórios da antiga corticeira Mundet & Sons. A carta tem pratos de todos os cantos do mundo e é renovada duas vezes por ano. No bar costuma haver música ao vivo às sextas-feiras e sábados a partir das 23h00. Preço médio: 25 euros.

(Fotografia: DR)

 

06. Tipografia Popular

O jornal Avante! chegou a ser impresso na Tipografia Popular A. Palaio, sediada no Seixal em 1955. Com a evolução das gráficas o negócio esmoreceu e o espaço passou a integrar o Ecomuseu Municipal, reconstituindo uma oficina tipográfica tradicional. Eduardo Palaio, 77 anos, um dos filhos do fundador da tipografia, é quem guia as visitas por todo aquele espólio e salas a cheirar a tinta, mostrando como evoluiu a tipografia entre os séculos XV e XX. Este será também «o único sítio do país» a ter uma réplica funcional da prensa de Gutenberg.

(Fotografia de João Silva/GI)

 

07. Passeio de Bote de Fragata

Passear no Tejo a bordo do bote de fragata «Baía do Seixal» é uma experiência obrigatória. O colorido barco foi construído em 1914 e entrou ao serviço dos passeios turísticos da autarquia em 1990. Transporta confortavelmente 35 pessoas e tem casa de banho, o que pode ser útil durante as duas horas e meia de cada saída (as horas dependem das marés). O motor faz as vezes das velas quando é necessário, mas nem por isso o passeio perde a graça, permitindo ver a ponte e o Cristo Rei ao longe, assim como algumas aves. Gratuito; por marcação.

(Fotografia de João Silva/GI)

 

08. Moinho de Maré de Corroios

«Para a missa e para o moinho não esperes pelo teu vizinho». José Meias, o «moleiro» deste moinho de maré com 600 anos, tem sempre um ditado popular para explicar o funcionamento da estrutura. Dos 45 moinhos construídos no estuário do Tejo entre os séculos XV e XVIII, 12 ficavam no concelho do Seixal e este foi o único a ser recuperado,
pela câmara, que o abriu em 1986 «ainda a fazer farinha». Por estar na zona húmida do sapal de Corroios, o moinho permite também ver algumas aves, como o flamingo, com alguma sorte. Encerra à segunda.

(Fotografia de João Silva/GI)

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

O Seixal está a mudar: 7 novos locais a não perder
Margem Sul: onde comer e beber na noite do Seixal
Comidas do mundo e cocktails numa antiga corticeira no Seixal




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend