Nasceu um novo parque verde na zona oriental de Lisboa

Vista geral do Parque Ribeirinho Oriente. (Fotografia de António Pedro Santos/Lusa).
Novo espaço situado entre o Braço de Prata e o Parque das Nações estende-se ao longo de 650 metros e ocupa uma área de 4 hectares. A frente ribeirinha em mudança é só um sinal da nova estratégia de turismo para Lisboa.

Lisboa ganhou um novo espaço verde mesmo em frente ao rio Tejo. O Parque Ribeirinho Oriente – assim se chama – situa-se entre o Braço de Prata e o Parque das Nações. Foi inaugurado pela Câmara Municipal no âmbito da Lisboa Capital Verde Europeia 2020, no dia 7 de fevereiro.

Este espaço verde em Marvila começa na Doca do Poço do Bispo e estende-se, para norte, ao longo de 650 metros de frente de rio e ocupa 4 hectares, anunciou a autarquia. “Existe ainda um parque infantil e, em breve, duas cafetarias e uma biblioteca que vão ocupar antigos contentores requalificados”.

A escultura de José Guimarães, na Praça 25 de Abril, foi restaurada há seis anos. (Fotografia de António Pedro Santos/Lusa)

Por ocasião da abertura ao público, crianças de três escolas de Marvila ajudaram a plantar uma das cerca de 360 árvores do parque. Nesta zona, de resto, estão a nascer novos condomínios de luxo, que deverão ter cerca de 600 apartamentos, num projeto assinado pelo arquiteto italiano Renzo Piano.

“Numa segunda fase”, o Parque Ribeirinho Oriente deverá ser prolongado “até ao molhe da Marina do Parque das Nações, numa área de 8 hectares e quase 1,5km de extensão”, acrescentou a Câmara de Lisboa na sua página oficial no Facebook.

Encarado como um “polo em desenvolvimento” turístico, o Tejo irá receber o novo Cais de Lisboa e fará parte da rede Cais do Tejo anunciada recentemente. A aposta turística na zona Oriental de Lisboa passa por desenvolver infraestruturas no Parque das Nações e por “reforçar” Marvila e Beato “como zonas jovens e trendy, em harmonia com a raíz tradicional local”.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend