Ponta Delgada: a taberna da cozinha açoriana

No restaurante Taberna Bay, criado à medida das tabernas micaleneses, a cozinha honra as memórias dos sabores açorianos e faz-se ao ritmo da inspiração do chef Paulo Mota.

São Roque é uma freguesia de Ponta Delgada e percebe-se bem porque é que esta periferia que borda o mar num casario de bonecas se está a tornar a zona da moda. É lá que fica, numa antiga tasca de pescadores, o restaurante Taberna Bay do qual bastará para o recomendar citar o seu chef, Paulo Mota, nativo daquele lugar: «Aqui come-se comida açoriana, ponto final».

Lá dentro, interior simples e quase icónico, com muita madeira, toalhas de xadrez, objectos náuticos e as paredes cheias de fotografias de momentos ali vividos. Na cozinha, o afã do chef que trocou uma carreira de 30 anos na hotelaria para realizar o sonho de apenas cozinhar muito bem a riqueza gastronómica açoriana – com a sua simplicidade de sabores intensos e texturas ricas.

Fez há pouco um ano que o Taberna Bay abriu, ali em frente à baía de São Roque, por iniciativa de dois chefs, sendo que Álvaro Mota acabou por sair da linha da frente deste negócio para abrir o Traineira, na Lagoa. Ficou Paulo Mota, a comandar esta cozinha muito buliçosa, a servir a sala com vista para a vastidão do Atlântico.

Pelo menu do dia (todas as manhãs anunciado no facebook), desfilam sempre os peixes e mariscos que desse mar chegam, fritos com molho vilão, em caldeirada ou noutras variações. A carne bovina sai em guisados, espetadas, iscas ou língua estufada. O porco serve-se na forma de bochechas estufadas, em torresmos ou entrecosto frito ou em vinha d’ alho. Todas as terças-feiras, é certo o cozido das caldeiras das Furnas ou da Ribeira Grande. E seja em que dia for, nunca sair sem pedir sobremesa, nomeadamente a pêra bebeda em vinho de cheiro.

É uma cozinha de memória a que ali se pratica, afirma Paulo Mota, ele próprio frequentador das tabernas micaelenses, cuja comida rústica o inspira e comove. «Queria que as pessoas não se esquecessem de como são os sabores açorianos, porque com a influência da alta cozinha, daqui a pouco ninguém se lembra desta comida simples», refere. Por isso, ao domingo, o almoço buffet apresenta três pratos de substância a evocar os almoços açorianos tradicionais. Quem quiser outro desafio ao paladar, pode pedir o menu de degustação do chef – que é cozinha açoriana, não apenas ponto final, mas ponto de exclamação.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Avenida do Mar, São Roque, Ponta Delgada, Açores
Telefone
296382439
Horário
Das 11h00 às 22h30. Fecha segunda e domingo ao jantar.
Custo
() Preço médio: 25 euros


GPS
Latitude : 37.7453977
Longitude : -25.643561399999953

 

Veja também:

Açores: o segredo mais bem guardado de Portugal
Visita ao berço dos saborosos ananases dos Açores
Roteiro pela Ribeira Grande, na ilha de Sâo Miguel, Açores



CONTEÚDO PATROCINADO