Coimbra: o bar que é um elogio aos pipos, petiscos e fado

Nas imediações da Sé Velha, nasceu um bar que é um cruzamento entre tasca e adega. Entre pipos e garrafões, celebra-se o vinho e o fadista Hilário.

É um ambiente caseiro, o que se vive na Vinharia da Sé, para o qual contribui a decoração em madeira que dá um ar acolhedor a este espaço na zona da Sé Velha de Coimbra. Tudo gira à volta do vinho, por isso, abundam os pipos e os garrafões, condizentes com os móveis que pertenceram a uma velha mercearia. O resultado é um cruzamento entre tasca e adega, na forma de bar.

Bebidas e petiscos compõem a carta, que aposta sobretudo nos vinhos, vendidos a copo ou à garrafa. Há dezenas de referências, entre tintos, brancos, rosé, espumantes e licorosos. A gerência procura mostrar vinhos portugueses, em especial, de pequenos produtores. Essa influência chega à parte da cafetaria, que propõe até um chá com infusão de vinhos.

Para as mesas rodeadas pelos típicos mochos vão também gins (há mais de dez referências disponíveis), cervejas, aguardente, whisky ou rum. Não têm de ir sozinhos: há tábuas de queijos e de enchidos nacionais, pastéis de bacalhau e tostas (por exemplo, de sardinha, pimentos assados, coentros e queijo da Ilha).

À entrada, destaca-se um painel de azulejos que já existia antes de a Vinharia abrir portas, há pouco mais de um ano, nas imediações da Sé Velha. Hilário, o primeiro cantor de fado de Coimbra conhecido, no século XIX, é referido nesse painel, que contém uma quadra de uma versão do “Fado Hilário” feita para cinema: “O Hilário disse um dia: -/ Ninguém mais será formado/ Se a velha academia/ deixar de cantar o fado”.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Joaquim António de Aguiar, 4-6
Telefone
239164558
Horário
Sexta e sábado, das 18h00 às 02h00.
Custo
(€) Vinho a copo a partir de 2,50 euros e em garrafa a partir de 7 euros; gins a partir de 6 euros


Info
petiscos, wine bar, bar, Coimbra, vinho
GPS
Latitude : 40.2073664
Longitude : -8.428596800000037

 

Leia também:

Há uma nova loja de discos na baixa de Coimbra
No próximo fim de semana há brunches a 10 euros por todo o país
Um restaurante de hambúrgueres e mexilhões em Miragaia



CONTEÚDO PATROCINADO