Festival de gigantes vai invadir as ruas de Pinhal Novo

festival internacional de gigantes Pinhal Novo
Marionetas de grandes dimensões, envoltas em luz e fogo, são uma das principais atrações do FIG. (Fotografia: FIG)
A vila do concelho de Palmela abre portas a grupos e artistas de Portugal, Espanha, Alemanha, Palestina e Japão para três dias de espetáculo nas ruas. A entrada é livre.

Gigantones, cabeçudos, marionetas, mascarados e máquinas gigantes vão invadir o jardim do Largo José Maria dos Santos e a Praça da Independência, na vila de Pinhal Novo, entre os próximos dias 7 e 9 de julho, quando o 9.º FIG – Festival Internacional de Gigantes sair à rua.

O evento será um «cruzamento entre a cultura festiva tradicional, de raiz ibérica e as expressões artísticas contemporâneas, marcadas pelas fascinantes máquinas e estruturas de grandes dimensões», anuncia a organização. Dezenas de espetáculos e animações de rua, desde arruadas a performances ao vivo e atuações de novo circo, fazem também parte da programação.

Para as famílias e crianças estão reservadas atividades como workshops de construção de máscaras, sessões de contos, jogos tradicionais e teatro. A própria música não irá faltar, com a presença de grupos de percussão, gaitas de foles e conjuntos nacionais e internacionais de vários géneros.

O Festival Internacional de Gigantes encerra às 22h00 na Praça da Independência, dia 9, com o espetáculo “Kairos”, uma criação original que une «as singularidades artísticas dos parceiros do festival» – o Bardoada – Grupo do Sarrafo, ATA – Acção Teatral Artimanha, Associação Juvenil COI e PIA – Projectos de Intervenção Artística).

 

Leia também:

Setúbal: a cidade do Sado que se impõe para um passeio
Praça de Bocage: o coração de Setúbal observado pelo poeta
Produtos da região de Setúbal ganham novo SPOT em Palmela



CONTEÚDO PATROCINADO