Luís Gaspar concorre em campeonato mundial de cozinha

Luís Gaspar concorre em campeonato mundial de cozinha
O chef Luís Gaspar está frente do Sala de Corte desde o primeiro dia. (Fotografia: DR)
Luís Gaspar, chef do restaurante Sala de Corte, em Lisboa, vai estar até dia 19 de fevereiro a representar Portugal no Global Chef Challenge - campeonato do mundo da cozinha individual - em Itália.

Luís Gaspar é dos chefs que estão a competir, por estes dias, na semi-final da Europa do Sul do concurso Global Chef Challenge, o campeonato do mundo da cozinha individual, que decorre na cidade de Rimini, em Itália. Concorrem chefs de Espanha, França, Itália, Chipre, Malta, Turquia e Portugal. O vencedor desta etapa representará o seu país na final que acontecerá no Congresso da World Association of Chefs’ Societies, em Moscovo, em 2020.

Na prova, o chef do restaurante Sala de Corte vai fazer-se acompanhar do seu commis, João Duarte, e vai desenvolver um menu composto por entrada, prato principal e sobremesa. «Na entrada terei de usar robalo e vieiras, no prato principal coração de alcatra e rins de vitela, e na sobremesa chocolate e fruta», explicou.

Os ingredientes são escolhidos pela organização e o cozinheiro só tem três horas para fazer tudo no sentido de impressionar seis jurados, que lhe estarão a avaliar a técnica e criatividade. O concurso exige criações culinárias «saborosas e de bom gosto» e que apresentem «um empratamento exemplar para facilitar o serviço», lê-se no website.

Luís Gaspar foi selecionado para representar Portugal por fazer parte da Equipa Nacional de Competição Culinária, pertencendo à Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP). O chef já representou o país em seis competições internacionais, como campeonatos do mundo e olimpíadas da cozinha em equipa), ganhando medalhas de ouro, prata e bronze.

Ainda em matéria de prémios, em 2017 venceu o Chef Cozinheiro do Ano e o Best Promising Chef of Portugal, pelo festival Open Festival, que o levou a representar portugal na competição internacional. O Sala de Corte é o seu primeiro restaurante a solo, aberto em 2015. Antes, Luís Gaspar trabalhou com Henrique Sá Pessoa e Aimé Barroyer.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Luís Gaspar do Sala de Corte eleito Chefe do Ano
Chef Laffan sai de restaurante com estrela Michelin
Cozinha portuguesa numa elegante sala do Terreiro do Paço




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend