Luís Gaspar do Sala de Corte eleito Chefe do Ano

Chef Luís Gaspar Chefe Cozinheiro do Ano 2017 Sala de Corte
Luís Gaspar é o chef do restaurante Sala de Corte, situado no Cais do Sodré, em Lisboa
O chef de 26 anos rendeu o júri a uma interpretação contemporânea de pratos tradicionais portugueses, chegando à final ao lado de outros cinco grandes nomes da cozinha.

Luís Gaspar foi eleito Chefe Cozinheiro do Ano 2017, tendo ganho a final do concurso disputada por 18 grandes cozinheiros de vários pontos do país, na feira Alimentaria & Horexpo, na FIL, em Lisboa. O chef do Sala de Corte apresentou um menu composto por sopa da pedra, caldeirada de bacalhau salgado seco da Noruega, vitela, mão de vaca e grão e brisa do liz de amêndoa e limão e rendeu o júri.

«Estes são dos meus pratos tradicionais portugueses preferidos. O que fiz foi pegar na estrutura do produto português e dar-lhe a minha identidade, a minha visão mais contemporânea», explicou Luís Gaspar, acrescentando que o júri «elogiou muito» o prato de carne e a sobremesa, pela criatividade demonstrada – e que lhe valeu também o prémio especial Helmut Ziebell.

Na 28.ª edição do concurso Chefe Cozinheiro do Ano participaram 18 cozinheiros, ao longo de três etapas regionais que aconteceram em Faro, Lisboa e Porto. O painel de jurados foi constituído pelos chefs Nuno Mendes (Chiltern Firehouse e Taberna do Mercado, ambos em Londres), André Silva (Porta), André Magalhães (Taberna da Rua das Flores), João Rodrigues (Feitoria), José Avillez (Belcanto), Nuno Diniz (Tágide), Helmut Ziebell e Orlando Esteves, duas figuras de referência na área da gastronomia em Portugal.

Na etapa final, Luís Gaspar concorreu ao lado dos chefs Nicu Iastremschii (Loco, Lisboa), Nuno Fernandes (O Talho, Lisboa), Duarte Eira (Salpoente, Aveiro), Leandro Araújo (São Gabriel, Almancil) e Ricardo Raimundo (Escola de Hotelaria de Fátima). Esta não foi a primeira vez que Luís Gaspar, de 26 anos, participou neste tipo de competições, tendo conquistado em novembro de 2016 uma medalha de bronze na categoria Culinary and Pastry Artnas das Olimpíadas da Cozinha.

 

Leia também:

10 restaurantes para comer boa carne em Lisboa
EatFish é o novo restaurante de peixe no Cais do Sodré
Novo chef e nova carta no Duplex junto ao Cais do Sodré




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend