A «Tomatina» à portuguesa vai ser em Almeirim

A cidade de Almeirim vai ser palco de uma «Tomatina à portuguesa», durante um dia, à semelhança do que acontece em Buñol, pequena localidade na província de Valência, em Espanha. O evento português chama-se «Todos à Tomatada» e acontece dia 1 de setembro.

Vinte toneladas de tomates maduros e muita boa disposição para levar com tomates em cima é o que será necessário para realizar o «Todos à Tomatada», um evento organizado pela Associação Vinte Quilómetros Almeirim com o objetivo de proporcionar diversão e, ao mesmo tempo, promover a agricultura local. A data e hora já estão marcados: é dia 1 de setembro, das 17h00 às 19h00.

A «Tomatina à portuguesa» replicará a original «La Tomatina», que se realiza na cidade de Buñol a cada última quarta-feira do mês de agosto desde 1945. O palco desta «guerra de tomates», que quer ser «a maior do país», será também uma pequena rua, de aproximadamente 300 metros de extensão. O recinto estará fechado e terá direito, tal como em Espanha, a viaturas para as pessoas atirarem os tomates, segundo explicou o presidente da associação, Domingos Martins.

A organização, que diz para já ter 20 toneladas de tomates para utilizar (consoante a adesão esperada) conta proporcionar durante duas horas «grande euforia, descompressão e risada entre os combatentes» e, por outro lado, divulgar a importância que o setor da agricultura, nomeadamente a transformação do tomate para indústria, tem para a economia de Almeirim, que é, note-se, é a região que mais produz tomate em Portugal.

A Associação Vinte Quilómetros Almeirim deixa a ressalva: «O tomate usado neste evento, embora produzido para a indústria transformadora, é considerado matéria excedentária e de reduzido valor comercial. Após a atividade, a pasta resultante será recolhida e transformada em alimento animal», lê-se na página de Facebook.

O «Todos à Tomatada» vai tingir de vermelho o troço da circular urbana de Almeirim entre a Estrada Velha dos Paços e a Estrada Vale Barrocas, no dia 1 de setembro, das 17h00 às 19h00. Para participar é necessário comprar uma t-shirt oficial do evento, no valor de 5 euros, que estará à venda previsivelmente a partir desta semana em vários estabelecimentos comerciais da cidade e pode inclusive ser encomendada entrando em contacto com a associação.

A La Tomatina realiza-se este ano no dia 29 de agosto. Há dois anos, terão participado 22 mil pessoas neste que é um dos festivais mais conhecidos de Espanha, esmagando durante uma hora 160 mil quilos de tomates. A maioria dos participantes são turistas.

 

Notícia atualizada às 19h25 do dia 16 de julho com informação relativa à quantidade de tomate que a organização espera utilizar, preço das t-shirts e detalhes do recinto.

 

Leia também:

Estas praias vão ter vinhos do Tejo a copo (e gratuitos)
Receita de salada de lavagante, abacate e tomate verde
Coimbra: este festival de jazz enche escadas até setembro




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend