Há uma rua com tesouros inesperados na Mealhada

Para lá de uma estrada pejada de restaurantes de leitões, há uma pacata para conhecer que ainda conserva algum comércio tradicional, com caves centenárias e um cineteatro à distância de um pequeno desvio.

Sossegada, pedonal, larga e ladeada por prédios baixos, que não têm mais de dois pisos, a Rua Dr. José Cerveira Lebre, paralela à EN 1, é uma via central da Mealhada, onde se desenrola parte do dia a dia dos habitantes, que lá vão para comer e para comprar mercearias, sapatos, artigos para o lar, joalharia. Mas não só. É também nesta rua que se encontra a Biblioteca Municipal e o Tribunal Judicial da Mealhada, que funciona naquilo que resta da Quinta da Nora, uma casa senhorial no início da rua que pertencia à família Lebre, «talvez a mais antiga e a mais ilustre da vila da Mealhada», lê-se na monografia Mealhada – A escrita do tempo, de António Breda Carvalho. A toponímia é, aliás, uma homenagem a José Cerveira de Vasconcelos Lebre, nascido a 1841, filho de Joaquim Lebre de Sousa e Vasconcelos, lente de matemática e reitor da Universidade de Coimbra. José Cerveira Lebre desempenhou os «lugares de Chefe do Partido Progressista, Administrador do Concelho e Presidente da Câmara». O seu nome foi atribuído a esta rua por proposta do descendente Francisco Lebre de Sousa e Vasconcelos, enquanto ocupava o lugar, à semelhança do pai, de presidente da câmara. Assim ficou, até aos dias de hoje.

ARTE NOVA
Na esquina onde a Av. Quinta da Nora encontra a Rua Costa Simões, está a Farmácia Brandão, a ocupar um belíssimo exemplar do movimento Arte Nova. O edifício, de início do século XX, é obra do arquiteto Jayme Ignácio dos Santos.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Passeio entre a mata e a água no Luso
Uma viagem na Bairrada com vinhos, termas e boa mesa
Esta rua íngreme de Coimbra já foi um autêntico mercado




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend