Esta rua íngreme de Coimbra já foi um autêntico mercado

A Rua Martins de Carvalho, antiga Rua das Figueirinhas, mantém a vocação comercial, mas está longe do movimento de outrora. Em tempos, teve bancas de cima a baixo, a vender bolos ou roupa, e as pessoas até refilavam para conseguir passar.

Chama-se Martins de Carvalho, em homenagem ao jornalista e fundador do jornal “O Conimbricense”, do século XIX, mas para muitos continua a ser a Rua das Figueirinhas. Subi-la é partir da Praça 8 de Maio, junto ao Café Santa Cruz, e ir descobrindo histórias até ao Mercado Municipal D. Pedro V.

Tempos houve em que esta rua íngreme prolongava o mercado, ou “praça”. De cima a baixo, havia bancas de pão, bolos e roupas, e gente num corrupio. «Era difícil transitar, ao ponto de as pessoas discutirem umas com as outras para passar», lembra Joel Araújo, que ali trabalha.

A Câmara de Coimbra confirma que esta era, do núcleo de ruas medievais da Baixa, uma das mais movimentadas, até aos anos 1990, porque unia os dois maiores polos comerciais da zona: o mercado e as lojas de comércio tradicional. Hoje, ainda se pode lá fazer compras, e também comer, dormir ou até alugar um fato de anjo.

Jardim da Manga visto da Rua Martins de Carvalho, em Coimbra.
Fotografia: Maria João Gala/GI

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Nesta loja de Coimbra cabem todas as artes portuguesas
Cocktails, sangrias e petiscos no novo bar de Coimbra
Nesta rua de Coimbra há uma francesinha famosa

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend