5 sugestões no Norte para o último fim de semana de agosto

Até ao fim de agosto, há cinema ao ar livre no Porto. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)
Agosto termina ameno com sessões de cinema ao ar livre e uma exposição que celebra os 30 anos da coleção de Serralves, no Porto. Vila do Conde recebe uma mostra de edições independentes e uma feira de gastronomia que propõe um roteiro gastronómico pelo país. Enquanto isso, a Forteleza da Póvoa de Varzim enche-se de flores.

1 | Ir à Mostra de Edições Independentes

Leituras, lançamentos, conversas, artes plásticas, música, programação infantil e uma feira do livro, coordenada pelas livrarias Snob e Flâneur, compõem a programação da 2ª edição da Mostra de Edições Independentes. A iniciativa arranca na sexta, dia 30 de agosto, pelas 14h30, na Junta de Freguesia de Vila do Conde, e decorre até domingo.

No primeiro dia, destaca-se a performance poética Aberto para Obras, às 17h30, no Forte S. João, a conversa moderada por Renato Filipe Cardoso com os livreiros/editores Arnaldo Vila Pouca e Cátia Monteiro (Flâneur) e Duarte Pereira e Rosa Azevedo (Snob), às 22h00, e às 23h15, a performance do Teatro do Grémio a partir da Flanzine nr.19 — Obscenum.

2 | Ver cinema ao ar livre

O Ciclo Cinema Fora do Sítio está a chegar ao fim, mas ainda há duas sessões de cinema grátis para ver ao ar livre. O filme O Capitão Sharky passa no Parque da Pasteleira, dobrado em português, na sexta, dia 30, e X-MEN: Fénix Negra, pode ser visto no largo do Amor de Predição, no sábado, dia 31. Ambos começam às 22h.

São assegurados 500 lugares sentados em cada sessão, ocupados por ordem de chegada. As crianças voltam a ter um espaço próprio à frente da plateia, com puffs e almofadões. Há ainda pinturas faciais gratuitas às sextas.

(Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)

3 | Fazer uma viagem ao princípio de Serralves

Até 3 de novembro está patente a exposição Viagem ao Princípio: Ida e Volta. Coleção de Serralves 1989–2019 no Museu, Casa e Parque de Serralves. A exposição celebra o 30º aniversário da coleção da fundação, com a apresentação de obras que, de alguma forma, têm um significado e um lugar destacado na génese e na história da Coleção e do Museu.

(Fotografia: João Manuel Ribeiro/Global Imagens)

4 | Mergulhar num mar de flores

A Fortaleza da Póvoa de Varzim vai florescer de 31 de agosto a 1 de setembro, com a Festa das Flores. Durante dois dias, os visitantes podem contar com um desfile de arte floral, demonstrações de arranjos com plantas e materiais reciclados, atividades desportivas temáticas, arranjos florais e uma festa Flower Power. A entrada é livre.

(Fotografia: Paulo Jorge Magalhães/Global Imagens)

5 | Fazer um roteiro gastronómico

Fazer um roteiro gastronómico pela cozinha das Ilhas, Algarve, Alentejo, Minho ou Trás-os-Montes é a proposta da Cozinha à Portuguesa – Feira de Gastronomia de Vila do Conde, que acontece nos jardins da avenida Júlio Graças, até domingo, dia 1 de setembro. Os visitantes podem provar os sabores regionais saltando de petisqueira em petisqueira. Outra opção é o restaurante temático, este dedicado ao feijão em jeito de comemoração do 5º centenário da viagem de circum-navegação de Fernão Magalhães.

Além de comes e bebes, o recinto apresenta ainda uma livraria gastronómica e acolhe animação todos os dias. O recinto abre das 12h às 24, às sextas, sábados e domingos e a partir das 17h nos restantes dias. A entrada é livre.

(Fotografia: DR)

 

Leia também:

Póvoa de Varzim e Vila do Conde: onde ir de passe na mão
Em Vila do Conde nasceu uma “casa portuguesa, com certeza”
Porto: 8 restaurantes para acompanhar uma visita ao museu




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend