Voar de girocóptero: a sul, entre salinas, ria e areais

O girocóptero da Sky Xpedition voa sobre o sotavento algarvio (Fotografia de Reinaldo Rodrigues/GI)
A partir da praia Verde, Pedro Cotovio mostra a beleza natural e eclética do sotavento algarvio com os voos de girocóptero. É assim desde 2019, quando o piloto criou a Sky Xpedition.

Já lá vão cinco anos desde que Pedro Cotovio revelou a Sky Xpedition, que opera voos em girocóptero a partir da ecopista da praia Verde, concelho de Castro Marim, mas ainda hoje se surpreende com a atividade que descortina a beleza natural do sotavento algarvio. “Isto é o meu sol, a minha energia revigorante. Cada voo é diferente, porque cada pessoa tem a sua história de vida. O facto de só voar com uma pessoa na aeronave permite que a conversa flua. Às vezes, temos verdadeiras sessões de psicologia”, diz o piloto.

Ao longo de todo o ano, há voos de várias durações (de 15 a 60 minutos, com preços dos 99 euros/pax até aos 360 euros/pax, respetivamente) e com cenários diversos, sempre para um viajante só (inclusive pessoas em cadeiras de rodas). As salinas e a reserva sapal de Castro Marim, o centro pombalino de Vila Real de Santo António, a Ria Formosa, o Guadiana, os areais locais, o Forte de Cacela Velha, as aldeias piscatórias de Santa Luzia e Fuseta e o casario da vizinha espanhola Ayamonte são algumas das paisagens ao longo dos voos. Sempre a bordo deste autogiro, que funciona através de asa rotativa, cujo rotor opera independente do motor, o que a torna “numa das aeronaves mais seguras, senão a mais segura”.

(Fotografia de Reinaldo Rodrigues/GI)

Como companheiros de viagem, já teve pessoas dos sete aos 94 anos. Nas alturas, voa-se por norma entre os 150 e 300 metros de altura e a velocidade pode chegar aos 200km/h, mas Pedro costuma andar entre os 100 e os 120km/h, “para se ir aproveitando a paisagem”.

Em breve haverá novidades: a partir da primavera, a Sky Xpedition começa a voar noutro território nacional “paradisíaco” que será, entretanto, revelado. Até lá, para passear nas alturas pelo sotavento algarvio basta reservar pelo site ou telefone.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Ecopista da Praia Verde (EN125)
Telefone
919445868
Custo
(€€) Preço: voo de 15 minutos a 99 euros/pessoa (mínimo duas reservas), até 60 minutos a 360 euros/pessoa


GPS
Latitude : 37.1233036
Longitude : -8.175120399999969

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend