Vem aí uma feira de troca de sementes online

As sementes disponibilizadas pelos participantes são reveladas no próximo fim de semana; depois, é só combinar as trocas e os envios. Fotografia: DR
A Feira de Troca de Sementes que decorre em Paredes de Coura, anualmente, regressa para mais uma edição, desta feita, online, já no próximo fim de semana. Os participantes podem inscrever-se até quinta-feira, sendo as trocas realizadas, depois, por correio. 

A iniciativa, que acontece sábado e domingo, via Facebook, é organizada pela Quinta das Águias, em parceria com a Câmara Municipal de Paredes de Coura, o Agrupamento de Escolas local e a herbalista Rita Roquette, autora do blogue Bloom Sativum. O objetivo é contribuir para a preservação de variedades mais antigas de sementes, que têm vindo a desaparecer, explica Ivone Ingen Housz, que, com o companheiro Joep, fundou a Quinta das Águias. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que funciona como quinta biológica, banco de sementes, santuário animal, projeto educativo focado na sustentabilidade e centro de promoção da cozinha vegetariana.

“As sementes estão a perder-se, infelizmente. No supermercado encontramos pouquíssimas variedades. E as pessoas estão a perder o hábito de guardar as suas sementes para semear”, observa Ivone, defensora da preservação das culturas autóctones, sem se fechar ao Mundo. “Também valorizamos as sementes de outros países. Somos a favor das sementes livres. Quanto maior biodiversidade, melhor”, afirma, bem-humorada, esta entusiasta da natureza, que procura passar esse interesse ao público escolar que visita a quinta – e a outras crianças.

“O meu neto, que fez 14 meses, adora meter as mãos nas cestas de feijões”, prossegue Ivone, acrescentando que, só de feijão, há na quinta mais de cem variedades. Uma das que reintroduziu foi o feijão-de-sete-anos: “São uns feijões enormes, lilases, com risquinhas pretas, que eu acho que são joias. E têm a particularidade de ser perenes. Chegas à primavera, lá para abril, deixas a raiz na terra e eles voltam a dar”.

Os interessados em aderir a esta sétima edição da Feira de Troca de Sementes devem enviar um e-mail ([email protected]) até quinta-feira, 4 de março, com a indicação das sementes que têm para trocar, nome, proveniência, data e fotografia, sem esquecer o perfil do Facebook ou, na falta dele, um contacto online.

No sábado e no domingo, os organizadores publicam, na página do evento no Facebook, um álbum de fotografias por participante e respetivas informações. Trocas e envios são combinados diretamente entre os participantes. Só são aceites sementes em modo de produção biológico, e as vendas ficam de fora.

O certame, que começou em 2013, em Paredes de Coura, envolvendo a comunidade local, costumava atrair pessoas de todo o país e também da Galiza, conta Ivone, que graceja: “Na cidade, fala-se de modas e cinema; aqui é se já semeámos as batatas e as couves e de que tamanho estão”. O programa desta primeira edição virtual inclui alguns diretos, a cargo de personalidades como Luísa Ferreira e Luísa Mafei, responsáveis pelos projetos Sardinha Fora da Lata e Cozinha Afetiva, respetivamente.

Fotografia: DR




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend