Receitas da Quinta das Águias, um pequeno paraíso em Coura

Os muffins veganos de Joep. Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI
A Quinta das Águias, em Paredes de Coura, é casa de família, santuário animal, projeto educativo, quinta biológica, centro de cozinha vegetariana e destino de férias. A história do lugar e as receitas de Joep e Ivone Ingen Housz são tão ricas, que deram um livro.

Na Quinta das Águias, em Rubiães, Paredes de Coura, há mais de 130 animais e milhares de árvores. Muitas foram plantadas por Ivone e Joep Ingen Housz, que fizeram do seu lar um refúgio para bichos em dificuldades, flora selvagem e forasteiros desejosos de paz. Hoje, a Quinta das Águias é uma organização sem fins lucrativos, um santuário animal, uma quinta biológica, um projeto educativo focado na sustentabilidade, um centro de promoção da cozinha vegetariana e um destino de férias ou fim de semana. Tão rica é a história do lugar, e tanto pediram a Joep as suas receitas, que o casal publicou, em outubro, o livro “Semear o futuro”.

Ivone e Joep com o seu livro. Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI

Ivone e Joep procuram contribuir para a preservação do planeta, desde logo, pela mesa, de onde baniram os ingredientes de origem animal. No seu livro, com receitas divididas por estações do ano, fica claro que uma lasanha, para ser saborosa, não tem de levar queijo, assim como os muffins podem passar sem ovos. Também há receitas de sopas, hambúrgueres, panquecas, pratos principais, bolos, pão ou smoothies. Tudo complementado com um guia de plantas silvestres e dicas para rotinas mais sustentáveis, por exemplo, no que toca às compras.

A lasanha de Joep.
Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI

Ao longo daquelas páginas, com bonitas fotografias, os leitores ficam ainda a conhecer os residentes da quinta, começando pelo casal fundador. Longe vai o tempo em que Joep, nascido na Holanda, era um engenheiro informático sem tempo para exercer a sua criatividade na cozinha; e Ivone, de raízes minhotas, dava consultas de psicologia. Cruzaram-se pela primeira vez em França e moraram juntos no Porto, até que decidiram viver em sintonia com a natureza.

Dois dos mais de 130 animais residentes na Quinta das Águias.
Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI

O livro relata ainda as histórias de animais como o carneiro Zacarias, que de bebé doente passou a relações públicas da quinta; ou a gata Pretinha, que gosta de dormir com os porquinhos-da-Índia e os coelhos. Como eles, há cães, galinhas, gansos, perus, pavões, porcas, cavalos e tartarugas que encontraram ali a sua morada, sem fim à vista.

“Semear o futuro”, Ivone e Joep Ingen Housz (com a contribuição de Ana Reis)
IN Edições
320 páginas
PVP: 19,99 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend