Vem aí um fim de semana de atividades gratuitas no Museu Marítimo de Ílhavo

O Aquário dos bacalhaus faz anos, e há festa para todos sábado e domingo. (Fotografia: Maria João Gala / Global Imagens)
O nono aniversário do Aquário dos Bacalhaus, no Museu Marítimo de Ílhavo, serve de pretexto para uma série de atividades gratuitas, já no próximo fim de semana.

A ligação das gentes da terra ao mar e à ria de Aveiro está bem clara no Museu Marítimo de Ílhavo, que se debruça, entre outros temas, sobre a “faina maior”, a pesca do bacalhau nos mares da Terra Nova e Gronelândia. Há nove anos, aquele museu municipal, com raízes em 1937, ganhou um novo atrativo: o Aquário dos Bacalhaus, que permite saber mais sobre a espécie Gadus morhua, ou seja, o bacalhau do Atlântico, pescado e consumido pelos portugueses há séculos. E aproveitou mais um aniversário para lançar um programa de atividades, que decorre nos próximos sábado e domingo.

A apresentação do livro “Os peixes que fugiram da história”, de Maria João Freitas e Mariana Rio, e o espetáculo de marionetas “SEREIASBALEIAS” integram a programação, dirigida a famílias e não só. As comemorações abrangem, por exemplo, uma conversa sobre o impacto das alterações climáticas; e a inauguração de duas exposições: “Heróis do mar”, que inclui uma visita-performance a cargo da associação Quinto Palco; e “Peixografia”, exposição fotográfica assinada por Vasco Pinhol.

(Fotografia: Maria João Gala / Global Imagens)

A programação completa pode ser consultada aqui. O acesso é livre, mas sujeito a inscrição prévia, por telefone (234329990) ou e-mail ([email protected]).

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend