Vale do Tua: caminhos que nos levam do rio ao céu

Um dos miradouros do Trilho das Fragas Más. (Fotografia: Eduardo Pinto/GI)
Há trilhos que tanto sobem e descem que mais parecem montanhas russas. Entre o rio Tua e o topo das montanhas, na zona do Douro. Pelo meio, natureza pura repleta de micro reservas de flora e grande diversidade de fauna.

O “Trilho do Senhor da Boa Morte” pediu emprestado o nome ao padroeiro da freguesia de Castanheiro do Norte, Carrazeda de Ansiães, onde começa e acaba. Umas centenas de metros após o início é um regalo pousar a vista, desde o miradouro “Olhos do Tua”, nas águas do rio, agora tranquilo por mor da barragem de Foz-Tua. Até ao rio desce-se a pique por entre bosques de castanheiros bravos. Só o chilreio da passarada quebra o silêncio. Mas quem desce também sobe. A caminho de Tralhariz observam-se bosques de sobreiro, azinheira e zimbro, e um antigo forno usado para secar figos. O trilho serpenteia até à Ermida do Souto, para conhecer a igreja de São Brás, a capela e o miradouro do Senhor da Boa Morte. Na descida para o ponto de partida, a reter a fonte D’Aqui e a fonte D’Além.

Na maior parte deste percurso de 10 quilómetros o rio impõe-se, tal como acontece no Trilho de São Lourenço (12 Km), em Pombal de Ansiães. Desce da aldeia por uma calçada romana até às termas de São Lourenço, entre uma micro reserva onde florestas e afloramentos rochosos são o habitat de enorme variedade de espécies de plantas e de animais. Tal como em Castanheiro, há outro miradouro que ganha imponência numa estrutura em ferro, ambas assinadas pelo escultor de Carrazeda, Paulo Moura, e que permitem ter uma perspetiva do vale mais geradora de poemas. Da outra margem acena a aldeia do Amieiro, pés de molho no rio. Pertence a Alijó e integra o “Trilho das Fragas Más” (10Km). Também com vista sobre o curso de água. Entre São Mamede de Ribatua e Safres há que debruçar-se no “Miradouro do Ujo”, assinado por Henrique Pinto e Filipe Calisto.

São três dos 10 trilhos pedestres do Parque Natural Regional do Vale do Tua, com mais ou menos vista de rio e extensões entre 7 e os 22 quilómetros. Sobram paisagens de fazer cortar a respiração, nos concelhos de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Murça, Mirandela e Vila Flor.

ONDE FICAR

Casal de Tralhariz
Este alojamento de turismo de habitação está situado entre o os vales dos rios Tua e Douro. Beneficia de uma localização num ambiente de aldeia e muito tranquilo, rodeada por vinhas e pinhais, apesar de oferecer conforto moderno.

Rua central, lugar de Tralhariz, 5140-136 Carrazeda de Ansiães
Tel.: 932 909 622
Web: www.casaldetralhariz.com
Email: [email protected]

Casa da Trigueira
Resultou da recuperação de uma casa de lavradores. É um alojamento personalizado, de agro-turismo, pois os donos ficam na casa quando têm turistas hospedados. Privilegia a convivência com as gentes da aldeia e a visita a monumentos.

Rua do Cabo, Santa Eugénia, 5070-411 Alijó
Tel.: 917247055
Web: www.casadatrigueira.com
Email: [email protected]

COMER

Restaurante Convívio
Destaca-se pala cozinha tipicamente regional e nacional, especialmente nos pratos de carne, como a posta ou a picanha. Nos pratos de peixe, devem-se experimentar o bacalhau, o arroz de polvo ou as lulas.

Rua Marechal Gomes da Costa, 5140-083 Carrazeda de Ansiães
Tel.: 278 615 169
Website: www.restauranteconvivio-carrazeda.business.site
Encerra ao domingo

Restaurante – O Pelourinho
Na decoração do restaurante foram utilizados vários quadros com fotografias da região. Poderá experimentar o bacalhau à moda da casa e/ou o cabrito assado no formo à Nortenha como prato principal.

Largo do Pelourinho 8, 5070-051 Alijó
Tel.: 259 959 237
Email: [email protected]
Encerra ao domingo

Leia também:

Carrazeda de Ansiães: entre os rios Douro e Tua
Passadiços de Aveiro: caminhar sobre a água com a rio no horizonte
Ecovia do Vez: passear ao som de uma sinfonia de água a correr




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend