Resoluções 2020: tornar-se um cervejeiro caseiro

Cervejaria Catraio. (Pedro Granadeiro/Global Imagens)
Produzir cerveja em casa é um "hobby" que se está a popularizar. E hoje é já fácil aprender a fazer. Ficam algumas dicas para quem se quiser iniciar nas artes cervejeiras.

Aprender

Oficina da Cerveja (Lisboa)
Workshop de Produção de Cerveja Artesanal
Durante oito horas, aprende-se todos os passos da produção de cerveja a partir de cevada, desde a moagem do grão até ao engarrafamento. Os formadores são Gonçalo Sant’Ana (Oficina da Cerveja/LX Brewery) e Fernando Gonçalves (8ª Colina). Rua Ilha Terceira 42D – armazém 1, Lisboa; Tel.: 911555851

Post Scriptum Brewery (Trofa, Porto)
Workshops
Pedro Sousa é o cervejeiro por detrás da marca de Post Scriptum. Na sua fábrica na Trofa, organiza workshops, de iniciados a avançados. Rua Senhora Alegria, 10, Alvarelhos, Trofa; Tel.: 919342567

Pedro Sousa, da Post Scriptum Brewery em Alvarelhos, Trofa. (Orlando Almeida/Global Imagens)

 

VISITAR

Casa da Cerveja Super Bock
Misto de museu, microcervejeira e espaço onde se aprende o básico sobre a produção da bebida, a sua história e vertente gastronómica, a Casa da Cerveja, na fábrica da Super Bock, funciona como ponto de partida para quem quer saber mais sobre esta bebida fermentada. R. do Mosteiro, Leça do Balio, Matosinhos; tel.: 932642120. Preço: 10 euros; grupos de mais de 10, 7 euros; estudante/sénior (+ 65 anos)

LEITURAS

«Uma Viagem pelo Mundo da Cerveja Artesanal Portuguesa», de Bruno Aquino e Domingos Quaresma

É uma espécie de manual para principiantes onde se podem aprender as bases para se saber apreciar uma cerveja. Aqui aprende-se história da bebida e dos seus estilos, como se distinguem os vários tipos de cerveja e aborda-se também a o processo de fabricação. Tudo em linguagem acessível. Tem ainda um foco mais específico na criação nacional.

Paixão pela Cerveja

É três vezes por ano que esta, a única revista inteiramente dedicada à cerveja, sai para as bancas. Tem várias reportagens, entrevistas, notícias e painéis de provas.

MAIS

Encontros de cervejeiros caseiros
No bar Catraio, no Porto, todos as primeiras quartas-feiras do mês, juntam-se às 21h30, cervejeiros caseiros para conviver e tirar dúvidas com um cervejeiro profissional convidado. O próximo é já a 8 de janeiro, com Rafael Rogel, da Brewhands. Rua de Cedofeita, 256, Porto. Tel.: 934360070

Cervejaria Catraio, no Porto. (Pedro Granadeiro/Global Imagens)

Beber em brewpubs
Beber nos sítios onde se faz as cervejas imprime ao momento uma aura própria. E é uma boa forma de se estar muito perto do processo e da cerveja que sai da cuba. No Porto, há várias escolhas, desde o pequena e aconchegante Colossus à grande Nortada – Fábrica de Cervejas Portuense. Em Lisboa, parte das cervejeiras estão em Marvila (Dois Corvos, Musa e Lince). Ainda em Lisboa, na Graça, fica a 8ª Colina. Em Vila Verde está o brewpub da Letraria e, em Ossela, o da Vadia.

Participar no Letra Harvest Fest
No verão a cerveja Letra organiza uma colheita de lúpulo próprio e a produção de uma cerveja com o lúpulo fresco. A festa dura dois dias, com jantar cervejeiro e música ao vivo.

Letra Harvest Fest, em Vila Verde. (Gonçalo Delgado/Global Imagens)

Alguns festivais

Art Beer Fest (Caminha)
De 9 a 12 de julho de 2020

Brew! Coimbra
De 11 a 13 de setembro

Lisbon Beer Week
Data a anunciar

A Cerveja em Lisboa
Data a anunciar

Porto Beer Fest
Data a anunciar

 

Leia também:

9 lugares para beber cerveja artesanal no Porto
Lupum: a cerveja artesanal feita em Gaia
Há parcerias cervejeiras e rock na nova tap room do Porto




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend