Porto: vêm aí oficinas de upcycling para um Natal mais ecológico

A loja e oficina Once Upon a Time, no Heroísmo. Fotografia: Paulo Nuno Baptista/DR
A Once Upon a Time, que utiliza o upcycling como ferramenta de intervenção social, tem várias oficinas de Natal agendadas, para as próximas semanas, no Porto. A proposta é criar enfeites e presentes com materiais em fim de vida útil.

As oficinas decorrem no espaço da Once Upon a Time, que funciona como loja, oficina e projeto comunitário, na Rua do Heroísmo. Promover a sustentabilidade e eliminar resíduos, puxando pela criatividade, é o grande objetivo daquelas sessões, que terão como resultado peças únicas e com valor acrescido. Há lugar para dez participantes de cada vez, a troco de 8 euros por pessoa.

Transformar madeiras e restos de tecido em enfeites para a árvore de Natal, ou velhas molduras em decorações para a porta (em vez das habituais coroas) são algumas das propostas, adianta Alexandra Arnóbio, uma das responsáveis pelo projeto. Mas não há temas nem roteiros definidos, até porque se procura estimular o lado criativo de cada participante.

As oficinas realizam-se nos dias 16, 23 e 30 de novembro, das 16h às 18h; e nos dias 7 e 14 de dezembro, no mesmo horário. As inscrições já estão abertas (e-mail: [email protected]).

A Once Upon a Time usa o upcycling e a reciclagem como motores de transformação pessoal, social e do território. Além de abrir as portas da loja à comunidade, para a realização de workshops e não só, vende artigos produzidos no seio de diversos projetos: o Era Uma Vez Upcycling Projects, a Oficina Faceadinha, o Projet’Arte ou o Artestamos.

O Era Uma Vez, dirigido por Alexandra Arnóbio, visa fomentar a consciência ambiental e reduzir a pegada ecológica. Os demais projetos, promovidos pelo Centro Social de Soutelo, em parceria com a ATNP – Assistência aos Tuberculosos do Norte de Portugal, procuram trabalhar a empregabilidade jovem mediante oficinas que vão das artes plásticas à construção de instrumentos musicais.

Na loja encontra-se vários candeeiros feitos com materiais em fim de vida útil.
Fotografia: Paulo Nuno Baptista/DR

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend