Elvas: novo Vila Galé ocupa antigo convento e tem peças de museu

A piscina exterior do hotel. (Fotografia: DR)
Elvas acaba de receber o último hotel do grupo português Vila Galé. Fica num antigo convento e está decorado com peças cedidas por museus da cidade.

O grupo Vila Galé abriu o seu 25º hotel em Portugal. O novo alojamento situa-se no centro da cidade raiana de Elvas, classificada desde 2012 como Património Mundial pela UNESCO, e chama-se Vila Galé Collection – Historic Hotel, Conference & Spa.

O hotel fica mesmo no centro da cidade raiana. (Fotografia: DR)

Esta abertura resulta da reabilitação do antigo Convento de São Paulo, e é a primeira do Revive – um programa conjunto dos Ministérios da Economia, Cultura e Finanças, que pretende valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias zonas do país.

Deste recente quatro estrelas, localizado entre muralhas junto ao baluarte poente, fazem parte de 79 quartos, os restaurantes Versátil e Inevitável, o bar Conde de Lippe, piscina exterior, spa Satsanga com salas de massagens, hidromassagem, banho turco, sauna e piscina interior e ainda duas salas de reuniões, um salão de eventos e claustro.

O edifício é um exemplar da arquitetura seiscentista. (Fotografia: DR)

O hotel tem como tema as fortificações militares portuguesas espalhadas pelo mundo. Trata-se de uma alusão à história e à configuração de Elvas, considerada a maior fortificação abaluartada terrestre do mundo. A decoração dos quartos e zonas comuns conta com imagens e objetos inspirados nesta temática, sendo que alguns foram cedidos por museus, resultado de uma parceria com entidades locais para expor algum do seu espólio com o objetivo de promover a região.

O Museu de Arte Contemporânea – Colecção António Cachola cedeu esculturas e quadros, incluindo obras dos artistas portugueses Vhils, Pedro Calapez, Pedro Proença e Sofia Areal, e o Museu dos Cristos de Sousel, por sua vez, permitiu a exposição de estátuas e crucifixos. Do Museu Militar chegou um telégrafo.

Leia também:

Forte português é o maior do mundo e os espanhóis adoram-no
Uma road trip de quase 200 km entre o Montijo e Elvas
A cozinha alentejana d’A Bolota que despertou a atenção da Michelin

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend