Montemor-o-Velho: vem aí uma ceia quatrocentista

Telhados do Convento de Nossa Senhora dos Anjos, onde se realiza o banquete. Fotografia: DR
O Convento de Nossa Senhora dos Anjos, em Montemor-o-Velho, acolhe, no próximo dia 20, uma reconstituição de ceia quatrocentista. Os participantes são convidados a recuar até 1450 para desfrutar de um banquete que inclui galinha mourisca ou assado de javali.

O programa, que envolve uma visita à casa conventual e igreja e uma «cavalgada pelos arrabaldes», arranca às 17h30, com o chamamento dos convivas. Segue-se uma visita à casa conventual e igreja.

O banquete na companhia de D. Isabel de Urgel, Duquesa de Coimbra, Senhora de Montemor-o-Velho e viúva do Infante D. Pedro, é animado pelo aparecimento de diversas personagens. Tem início marcado para as 20h30.

A ementa inclui «vinho vermelho, vinho branco, auga da cisterna, taboinhas com queijos frescos e secos, enchidos, morcelas, porcus presunctus, empadas atochadas de pescado, empadas atochadas de leguminas, picadinho de vaqua, galinha mourisca, assado de javali, outras viandas, pam meado e pam alvo».

À mesa são também esperados «potage de leguminas, porco assado em espeto, puré de maçã e castanha» e, por fim, «perada, tigelada, ovos de fio, púcaros de natas com frutos secos, bacios de fruta verde e bocadinhos de queijo fresquo».

«Ceia Quatrocentista – Uma noite com D. Isabel de Urgel | Circa 1450» é uma iniciativa da Câmara Municipal, realizada em parceria com diversas entidades concelhias.

No mesmo dia, tem início a segunda edição da Feira de Produtos Endógenos, Sabores e Ofícios Tradicionais, no Castelo de Montemor-o-Velho. O certame decorre, aos sábados e domingos, entre as 11h00 e as 18h30, até 18 de agosto. Mais uma razão para rumar a esta vila no distrito de Coimbra.

Informações e reservas:

Tel.: 912476004
E-mail: [email protected]
Preço: 25 euros (crianças dos 6 aos 12 anos, 12,50 euros; até 6 anos, entrada livre)

Leia também:

Nesta taberna de Coimbra há pitéus e memórias da avó
Coimbra: há uma nova petisqueira centrada no leitão
Geladaria da Figueira da Foz entre as 20 melhores da Europa




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend