Madrid: o luxo de dormir numa praça com séculos de história

O terraço com piscina no topo do edifício. Fotografia: DR
É do Grupo Pestana o primeiro hotel alguma vez aberto na Plaza Mayor, no coração da capital espanhola. O novo quatro estrelas, nascido num edifício-monumento, junta clássico e moderno num ambiente luxuoso, com ares de casa e muito «instagramável».

O Pestana Plaza Mayor Madrid, que o Grupo Pestana abriu, em maio, na capital espanhola, tem vários traços distintivos. Além de ser o primeiro hotel naquela praça, em cuja história de 400 anos cabem incêndios, autos de fé, espetáculos teatrais e comércio, surge no lugar da Casa de la Carnicería, onde, no século XVII, era armazenada a carne que abastecia os mercados locais.

O hotel do grupo português é o primeiro de sempre a abrir na Plaza Mayor.
Fotografia: DR

Em rigor, este luxuoso quatro estrelas resulta da junção de dois edifícios, um dos quais serviu de quartel de bombeiros. Pelo meio há um pátio coberto, cheio de luz, onde se tomam as refeições. E, em redor, uma cidade para descobrir. O hotel tem uma localização tão privilegiada que facilmente se vai a pé até pontos emblemáticos da cidade, como a praça Puerta del Sol, onde está a estátua do urso e do medronheiro, símbolo madrileno, ou o centenário Mercado de San Miguel.

Estamos no bairro típico de Madrid de los Austrias, com várias ruas pedonais, lojas tradicionais e modernas, restaurantes com tapas. Não que seja preciso sair dali para comer bem. O hotel tem um restaurante especializado em carne: o RIB Casa de la CarniceríaBeef & Wine, marca portuguesa que se inicia na internacionalização, aqui dirigido pelo chef espanhol Pablo Bernal de la Cierva. Há ainda o Café de la Plaza, com esplanada, que serve petiscos; e a Coquetelería, o bar de cocktails.

O pátio, com calçada portuguesa, onde se tomam as refeições.
Fotografia: DR

Rafael Ramírez, diretor-geral do hotel, diz que transmite a sensação de casa, graças aos interiores confortáveis e não padronizados, que equilibram clássico e moderno, e à decoração, com cores inspiradas em pintores como Goya e Velázquez. O Pestana Plaza Mayor Madrid (que integra a marca premium do Pestana Hotel Group, a Pestana Collection) tem 89 quartos e suítes, 34 deles virados para a praça. E áreas comuns de personalidade bem vincada, como o Salão das Colunas ou as escadarias de estilo herreriano.

O maior grupo hoteleiro português obteve a concessão do espaço por 40 anos, mediante concurso. O investimento foi de 12 milhões de euros e as obras de restauro e adaptação devolveram à luz alguns dos elementos originais. Por exemplo, o spa & fitness center, com piscina interior, tem tetos abobadados em tijolo burro que foram postos a descoberto. «O spa foi uma surpresa até para nós. Fomos descobrindo…», conta o presidente do Pestana Hotel Group, Dionísio Pestana.

Esse lugar calmo, num nível abaixo da praça, e onde até foram recuperadas armas antigas, é quase um segredo em pleno bulício madrileno. O spa é para uso exclusivo dos hóspedes, assim como a piscina ao ar livre no topo do edifício. O terraço cimeiro, que oferece vistas deslumbrantes sobre os telhados e as cúpulas da cidade, é dos sítios mais apetecíveis para tirar fotografias, num hotel todo ele «instagramável».

O spa fica num nível abaixo da praça.
Fotografia: DR

Portugal em Madrid

Este é o único hotel do grupo pestana em Madrid, mas não por muito tempo. Dentro de um ano deverá abrir um segundo na capital espanhola, da marca Pestana CR7, em parceria com Cristiano Ronaldo.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Plaza Mayor 3/Calle Imperial 8, Madrid
Telefone
+34 910052822
Custo
() Quarto duplo desde 180 euros (com pequeno-almoço).


GPS
Latitude : 40.4149602
Longitude : -3.7072766

Leia também:

Pestana Ilha Dourada: dormir em Porto Santo com a praia aos pés
No novo hotel do Porto cheira a café e especiarias
Amares: nesta pousada há memórias de um antigo mosteiro

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend