Já são conhecidos os artistas da Bienal de Arte de Coimbra

Julius von Bismarck, Landscape Painting (Jungle), 2015 - Direitos reservados
A Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra leva obras de 39 artistas a diferentes espaços da cidade, parcialmente classificada como Património Mundial. O realizador Steve McQueen está entre os participantes desta terceira edição, que arranca no próximo dia 2, estendendo-se até 29 de dezembro. O acesso é livre.

A Anozero faz a ligação entre a arte contemporânea e o território, numa cidade que tem a Universidade, a Alta e a rua da Sofia reconhecidas como Património Mundial pela UNESCO. Desta feita, volta a instalar-se no Convento de Santa Clara-a-Nova, abrangendo ainda outros espaços de Coimbra, como o Edifício Chiado, as Galerias Avenida, o Colégio das Artes ou o Museu da Ciência — Laboratório Chimico e Galeria de História Natural, além das instalações do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, que organiza a iniciativa, em parceria com a Câmara Municipal e a Universidade.

Steve McQueen, Susan Hiller e Tomás Cunha Ferreira são alguns dos 39 artistas que vão expor em Coimbra, no âmbito da Bienal, que neste ano tem como tema “A Terceira Margem” – uma alusão ao conto “A Terceira Margem do Rio”, do escritor brasileiro João Guimarães Rosa. A curadoria-geral é de Agnaldo Farias e a curadoria-adjunta de Lígia Afonso e Nuno de Brito Rocha.

A inauguração, no dia 2, conta com performances de Luís Lázaro Matos e Daniel Melim e uma on going action a cargo de Alexandra Pirici.

A lista de artistas participantes fica completa com Ana María Montenegro, Ana Vaz, Anna Boghiguian, António Olaio, Belén Uriel, Bouchra Khalili, Bruno Zhu, Cadu, Daniel Senise, David Claerbout, Erika Verzutti, Eugénia Mussa, Joanna Piotrowska, João Gabriel, João Maria Gusmão + Pedro Paiva, José Bechara, José Spaniol, Julius von Bismarck, Laura Vinci, Luis Felipe Ortega, Lynn Hershman Leeson, Magdalena Jitrik, Maria Condado, Mariana Caló e Francisco Queimadela, Marilá Dardot, Mattia Denisse, Maya Watanabe, Meriç Algün, Przemek Pyszczek, Renato Ferrão e Rita Ferreira.

Leia também:

Coimbra: 5 visitas guiadas para fazer em outubro
Coimbra: uma casa de família com vida nova
Exploratório de Coimbra: conhecer o corpo humano (e dos bichos)

 

 

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend